Cara ou Impressão Digital? Não! Apple quer os seus ouvidos!

Como deve saber, há várias formas de identificar o utilizador de um smartphone, ou na verdade, de qualquer aparelho computacional. Temos a impressão digital, temos o reconhecimento facial 2D e 3D, temos o código, os desenhos, etc…

Dito tudo isto, depois de anos de ‘leaks’ e rumores a mencionar a utilização de um sistema híbrido nos iPhones do futuro (Face ID + Impressão Digital), eis que a Apple está a trabalhar em algo completamente diferente, com algumas potencialidades estranhas, mas provavelmente úteis.

Cara ou Impressão Digital? Não! Apple quer os seus ouvidos!

Portanto, segundo uma patente muito interessante, registada pela Apple, tudo indica que a gigante Norte-Americana quer aproveitar a sua gama de AirPods, para reconhecer o utilizador do iPhone, do iPad, ou computador Mac. Sim, leu bem, reconhecimento pelo canal auditivo!

No entanto, não vai ser um reconhecimento igual ao do Face ID ou da impressão digital. Isto não irá servir para entrar no seu smartphone. Vai sim servir para evitar que outras pessoas ouçam o que está a acontecer no seu aparelho mobile, como é o caso de mensagens escritas, e ou de áudio.

Assim, a patente intitula-se “Identificação de Utilizador via Auscultadores” e já foi registada junto da USPTO. O documento explica a forma como a Apple quer utilizar um novo sistema, através da gama de produtos AirPods, para autenticar utilizadores em aparelhos próximos, utilizando sinais ultrassónicos, reconhecimento de voz, entre outras coisas.

Curiosamente, o foco da Apple está num risco inerente ao sistema em si, visto que não é assim tão incomum ver utilizadores a emprestar os seus earbuds ou auscultadores, a amigos ou familiares. É exatamente por isso, que a Apple quer garantir que este sistema de autenticação percebe quem está a usar o produto. 

Vamos imaginar o seguinte caso… Você empresta os seus AirPods à sua mãe, para esta ouvir uma nova música, ou ouvir um podcast. Mas do nada, recebe uma mensagem da sua namorada, claro, a dizer que está sozinha em casa. Uma mensagem, que normalmente, com um simples comando, pode ser ouvida na sua totalidade, através dos earbuds. Contudo, neste caso, com a capacidade de identificação do canal auditivo agora patenteada pela Apple, a sua mãe não irá ouvir nada. Provavelmente, vai apenas estranhar quando você sair a correr de casa.

Ademais, o que pensa sobre esta tecnologia? É algo extremamente útil? Ou não ter um grande impacto, porque hoje em dia, emprestar earbuds é apenas estranho, por ser algo que metemos dentro do nosso canal auditivo? Partilhe conosco a sua opinião nos comentários em baixo.

 

 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também