Como deve ter percebido pelo gigantesco sucesso que foi o lançamento das novas máquinas Nespresso, que por sua vez usam um novo tipo de cápsula… O mundo é louco por café! Especialmente nós, os Portugueses, que raramente somos capazes de funcionar sem uma boa dose de cafeína na corrente sanguínea.
É honestamente inegável que as máquinas de café baseadas nas práticas e simples cápsulas, revolucionaram a vida de muito boa gente. Contudo, apesar de práticas, e baratas de produzir, este tipo de cápsula tem algumas desvantagens associadas, mais concretamente quando o meio ambiente vem à baila.
É preciso acabar com o desperdício, nomeadamente no uso de plásticos e alumínios. Por isso, é boa ideia olhar para aquilo que a CoffeeB foi capaz de criar!
Abram alas às bolas de café.
Cápsulas de Café têm fim à vista! Abram alas às ‘bolas’!
Portanto, o novo sistema da CoffeeB anula por completo o uso de cápsulas baseadas em plásticos e alumínios, para utilizar apenas e só um composto de café sólido.
Uma excelente notícia, visto que apesar dos muitos esforços, das mais variadas empresas, no sentido de tentar com que os consumidores reciclem as suas cápsulas, a verdade é que muitos escolhem não o fazer.
Além disto, e talvez mais importante, a realidade é que muitas das fabricantes deste tipo de produto, não estão extremamente focadas no meio ambiente, ao comercializarem cápsulas pouco eco-friendly.
É aqui que entra o novo sistema, que além de menos poluente, é também significativamente mais barato. Ao fim ao cabo, enquanto uma caixa de 10 cápsulas, de uma marca de referência, custa qualquer coisa como 5€, este novo sistema deverá oferecer a mesma quantidade de café, a metade do preço.
Contudo, como deve imaginar, é necessário mudar de máquina. Não existe retro compatibilidade entre sistemas. (O preço anda entre os 150 e 200€)
Como é que tudo funciona?
A “bola” é humidificada com água assim que entra na máquina, e quando está a postos para ser utilizada, é injetada com água quente, ao mesmo tempo que a máquina esmaga a bola. O sistema consegue assim extrair o café, com uma pressão de 7~12 bar.
Continua a existir lixo, porque a pequena bola tem de ser retirada da máquina. Contudo, ao contrário de uma cápsula típica, que demora meses ou anos para se desfazer, a bola de café apenas precisa de 4 semanas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!