Só tem de cantarolar para encontrar uma música no YouTube!

Muitos utilizadores preferem ouvir as suas músicas no YouTube, o que faz sentido porque a plataforma de vídeo tem uma vasta coleção de capas e canções indie que provavelmente não encontrará em serviços de streaming de música dedicados. Mas e se tiver uma música no ouvido e não se conseguir lembrar de mais nada para além da melodia cativante? Bem, esta plataforma está a testar uma forma de o ajudar a identificar essa música com o pouco de que se consegue lembrar. Assim só tem de cantarolar para encontrar uma música no YouTube.

Só tem de cantarolar para encontrar uma música no YouTube!

Há muito que a Pesquisa Google no Android consegue identificar músicas com descrições vagas e até mesmo com apenas alguns segundos de cantoria. A empresa está agora a experimentar uma funcionalidade semelhante para o YouTube, que está atualmente a ser testada com alguns utilizadores.

YouTube Premium experiências, YouTube toques acidentais, encontrar uma música no YouTube, cantarolar para encontrar uma música

Com a funcionalidade de pesquisa por voz incorporada no YouTube, pode cantarolar a canção que tem na cabeça – ou gravá-la. Precisa de uma entrada de pelo menos três segundos para identificar corretamente a canção e mostrar-lhe vídeos oficiais relevantes e outros conteúdos com essa canção. Entretanto tem de estar na aplicação do YouTube para Android para utilizar esta funcionalidade, uma vez que não é suportada na versão Web.

Para além das pesquisas de áudio, o YouTube também está a testar uma forma de limpar um pouco o seu feed de subscrição, que muitas vezes fica desorganizado com criadores que carregam vários vídeos por dia. A prateleira de canais experimental irá agrupar esses vídeos lançados por um único criador num dia, para que seja mais fácil para si localizá-los.

Tal como referido anteriormente, estas duas funcionalidades estão atualmente em fase de testes limitados e apenas estão disponíveis para uma pequena percentagem de utilizadores. Há uma boa hipótese de não fazer parte desse pequeno grupo de teste. Assim fiuca sem as funcionalidades até chegarem mais amplamente.

Da mesma forma, o YouTube disponibilizou algumas funcionalidades experimentais para criadores a um grupo de teste limitado na semana passada. Os criadores com acesso a esta funcionalidade podem adicionar perguntas e respostas aos seus vídeos curtos e gerar automaticamente conceitos-chave para vídeos educativos, com a opção de desativar esta última funcionalidade.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também