Canon EOS R5 C: Uma câmara de cinema híbrida!

A Canon Europa anunciou hoje o lançamento da sua nova EOS R5 C! Uma câmara de cinema híbrida, que chega com a grande promessa de ser uma ferramenta poderosa, capaz de combinar os recursos cinematográficos profissionais da gama EOS Cinema com as capacidades fotográficas do Sistema EOS R.

Dito tudo isto, a sua base está num sensor CMOS full frame de alta resolução, num processador DIGIC X, e claro, na Baioneta RF. Três elementos que por sua vez abrem as portas à captura de imagem em 8K de alta qualidade, bem como a fotografias de 45 megapixel em velocidades de disparo contínuo de até 20 frames por segundo. Tudo isto num único corpo.

Assim, baseando-se no impacto pioneiro que a EOS 5D Mark II teve na indústria cinematográfica. O corpo compacto e versátil da EOS R5 C dá resposta às necessidades de uma nova geração de criadores de conteúdo e fotógrafos a solo.

Principais Características da EOS R5 C:
  • Sensor Full Frame com gravação 8K/30p 12-bit RAW e 8K/60p ao utilizar uma fonte de alimentação externa
  • Imagens de 45 megapixel até 20 fps
  • AF de Olhos precisa através do Dual Pixel CMOS AF e acompanhamento inteligente de rosto/cabeça através da EOS iTR AF X
  • Abrangentes formatos de gravação profissional, incluindo três novas opções Cinema RAW Light
  • Refrigeração ativa para gravações alargadas
  • Terminal Timecode
  • Baioneta RF com Combinação IS Avançada
  • Conectividade avançada e Sapata Multifuncional para acessórios

Canon EOS R5 C: A primeira câmara híbrida do Sistema EOS Cinema

Portanto, naquela que é uma estreia para o prestigiado Sistema EOS Cinema, a EOS R5 C é capaz de gravação interna RAW 8K a 30p e até 60p ao utilizar uma fonte de alimentação externa. O que é capaz de garantir uma nitidez excecional e infinitas possibilidades de pós-produção.

Além disso, graças ao sistema interno de refrigeração ativa, os criadores de conteúdo podem desfrutar de horas de filmagem em 8K de alta qualidade. Com suporte HDR via PQ e HLG, bem como o popular Canon Log 3 da Canon, os cineastas podem captar vídeos realistas de tirar o fôlego e obter maiores possibilidades de expressão. Tudo isto para uma verdadeira imersão dos espectadores no conteúdo.

Entretanto, ao contar com o respeitado sistema Dual Pixel CMOS AF da Canon. A câmara oferece AF de Olhos e EOS iTR AF X, garantindo uma focagem precisa em todos os momentos. Incrivelmente, esta tecnologia avançada de focagem automática acompanha os olhos das pessoas em tempo real! Conseguindo até seguir a sua cabeça quando desviam o olhar da câmara.

Paralelamente, graças ao sensor de 45 megapixel e ao processador DIGIC X, a EOS R5 C apresenta um desempenho fotográfico inovador e taxas de disparo incrivelmente rápidas de até 20 frames por segundo. O processador DIGIC X também traz inovações ao processamento de ruído, que permitem uma sensibilidade tão elevada quanto 51.200 ISO – perfeita para fotografar em ambientes com pouca luz, como eventos desportivos indoor.

Fluxos de trabalho 8K simplificados

A EOS R5 C grava internamente em Cinema RAW Light, de forma a suportar imagens de 12 bits de alta fidelidade com gama dinâmica e gama de cores amplas, e tudo mantendo um tamanho de ficheiro comportável.

Antes de mais nada, a Canon também introduziu três variações de RAW recém-desenvolvidas, incluindo o RAW HQ (alta qualidade), o RAW ST (qualidade padrão) e o RAW LT (qualidade leve), para que os utilizadores possam selecionar o modo com base nas suas necessidades de filmagem e processo de produção.

Duas ranhuras para cartão – uma para cartão CFexpress 2.0 Type B e outra para cartão UHS-II SD – permitem opções avançadas de gravação simultânea, em que é possível gravar, ao mesmo tempo, diferentes formatos, resoluções e profundidades de bits em cada cartão, oferecendo opções de fluxo de trabalho flexíveis.

Isto inclui, por exemplo, gravação de áudio ao fotografar em 4K de 120p. Juntamente com o Cinema RAW Light de 12 bits, a EOS R5 C suporta o popular formato Canon XF-AVC de 10 bits até 810Mbps, e opções MP4 altamente versáteis. Assim, ao utilizar o seu sensor full frame de 8K. A EOS R5 C permite gravação 4K e Full HD com excecionais clareza, cor e baixo ruído, através de sobre amostragem interna.

Entretanto, isto também facilita a gravação de conteúdo High Frame Rate em resolução 4K de 120p. Tudo sem cortar o ângulo de visão e mantendo a funcionalidade de focagem automática.

Corpo compacto e familiar

Similarmente, para oferecer, verdadeiramente, o melhor dos dois mundos, a EOS R5 C possui dois menus separados para fotografia e vídeo. O sistema EOS R e a interface EOS Cinema.

Controlando-os através do comutador de energia de 3 posições, os utilizadores podem alternar facilmente entre modos e aceder às configurações relevantes. Com 13 botões atribuíveis e uma variedade de recursos profissionais de vídeo, a EOS R5 C permite um impressionante nível de personalização.

Entretanto, este equipamento líder para a área do cinema também apresenta um visor OLED de alta resolução de 0.5 polegadas com 5.76 milhões de pontos para uma análise de imagem precisa. Um display de matriz de pontos na parte superior para verificar rapidamente as configurações da câmara. E um brilhante monitor LCD HD articulado de 3.2 polegadas, para uma conveniente visualização a partir de vários ângulos, durante o dia ou durante a noite.

Assim, concebida a pensar nos profissionais que trabalham a solo, a EOS R5 C apresenta um chassis ultraleve de 680g. Fazendo desta a câmara EOS Cinema mais pequena e leve até à data.

Por fim, a câmara Canon EOS R5 C estará disponível em Portugal por um preço de venda recomendado de 5.169,99€.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também