A Canon é obviamente mais conhecida pelas suas câmeras fotográficas. Mas, como deve saber, também é uma marca bastante conhecida no mundo da impressão, tanto na parte empresarial, como na parte do mercado tradicional de consumo.
Pois bem, a marca está agora a ser processada! Porquê? Tudo devido à remoção de funcionalidades nas suas impressoras, quando estavas ficavam sem tinta. Estamos a falar da impossibilidade de utilizar a função scanner, ou a função de fax. Algo simplesmente inaceitável.
Sabia que a Canon desativava funcionalidades das impressoras, se ficasse sem tinta?
Portanto, David Leacraft decidiu começar um processo ‘class-action’ contra a gigante Canon, depois de descobrir que a sua impressora Pixma MG2522 deixou de funcionar como uma máquina “all-in-one”, visto que várias funcionalidades multifunções ficavam completamente indisponíveis quando a impressora ficava com pouca tinta, ficava sem tinta nenhum, ou usava cartuchos ‘de marca branca’.
Pois bem… Como deve imaginar, não é preciso tinta para utilizar as funcionalidades de Fax ou de Scanner. Por isso, o processo já conta com 100 membros, com o grande objetivo de ir buscar 5 milhões de dólares aos cofres da Canon. Porquê? É simples, porque esta prática, se for propositada, leva a enriquecimento indevido, e é obviamente muito pouco ética.
Curiosamente, a acusação também aponta para algo que todas as fabricantes de impressoras fazem. Vender os seus aparelhos a um preço ‘apelativo’, para depois irem buscar dinheiro à venda de cartuchos de tinta.
Entretanto, parece que esta prática da Canon começou algures em 2016. Contudo, parece ser algo isolado à América do Norte.
São referenciados cerca de 20 modelos diferentes, com a acusação agora à espera de ver o seu processo aceite pelo tribunal. Bem como um agente autorizado da marca a dizer que as impressoras não devem ser utilizadas sem tinta, em qualquer circunstância.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Tem uma impressora Canon em casa, ou no escritório? Partilhe connosco a sua experiência nos comentários em baixo.
Windows 11 igual ao Windows 10: Problemas nas impressoras!
É caso para dizer… Tal pai, tal filho! O Windows e os seus bugs… A velha história! Vamos perceber o que está a acontecer.
Leia o resto do artigo aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!