Numa altura em que os ladrões procuram veÃculos para peças, é preciso alguns cuidados para garantir a segurança do seu carro. Isto é algo conhecido por canibalismo automóvel e tem vindo a aumentar há vários anos. Entretanto a procura de uma variedade de peças significa que quase todos os veÃculos em circulação podem sofrer com este fenómeno. A questão de haver veÃculos mais ou menos preferenciais é um pouco um mito. Ninguém está verdadeiramente a salvo.
Canibalismo automóvel: como se proteger deste fenómeno!
Tal como o roubo de automóveis, o canibalismo automóvel é outra grande preocupação para os proprietários. Uma vez que as peças roubadas são tão difÃceis de recuperar e têm comparativamente pouco valor, é muito improvável que as recupere.
Assim tomar precauções contra o roubo e garantir que tem seguro são as melhores formas de proteger o seu carro do canibalismo.
Logo à partida uma das melhores formas é estacionar em garagens ou parques de estacionamento seguros.
Da mesma forma deve estacionar sempre que possÃvel numa área segura, mesmo por curtos perÃodos de tempo.
De facto, os melhores locais para deixar um carro sem vigilância são as garagens e os parques de estacionamento que estão fechados, têm CCTV ou outras medidas de segurança instaladas.
No entanto, se não tiver acesso a nenhum destes locais, é importante estacionar numa área bem iluminada onde exista muita afluência de pessoas, o que torna mais difÃcil para os ladrões retirarem peças sem serem notados.
Há outra boa ideia que poderá colocar em prática. Trata-se de identificar as peças que podem desaparecer com a matrÃcula do veÃculo.
Embora seja improvável recuperar as peças roubadas, se um ladrão reparar em qualquer marcação, diminui a probabilidade de roubar ou vender esses componentes.
Por fim, outro bom meio de dissuasão é equipar o veÃculo com uma câmara de bordo ou instalar uma câmara de segurança no local onde costuma estacionar, que começará a gravar se detetar movimento nas proximidades.
Mas a que se deve este canibalismo automóvel?
Isto acontece porque as peças roubadas são muitas vezes aquelas que normalmente ficam danificadas num acidente, como para-choques, asas dianteiras e faróis.
No entanto, apesar disto, alguns ladrões têm como alvo peças mais caras e mais rentáveis, incluindo catalisadores e airbags, cuja substituição pode ser dispendiosa ou tornar o veÃculo impróprio para circulação.
Resumindo e concluindo tenha mesmo muito cuidado!
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!