Cancro – Medicina alternativa leva a um maior risco de morte!

A Organização Mundial de Saúde(OMS) define cancro como o crescimento descontrolado e a disseminação de células! Dito isto, muitos tipos de cancro podem ser evitados, evitando a exposição a fatores de risco!

É preciso ter em conta, que uma proporção significativa de cancro pode ser curada! Seja por cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, especialmente se forem detectados precocemente.

O cancro foi responsável pela morte de 8,8 milhões de pessoas em 2015. Contudo, a OMS acredita que 30% a 50% de todos os cancros poderiam ser evitados.

Pois bem, novos estudos sugerem que pacientes oncológicos que usam medicina alternativa para cancros curáveis ​​têm maior probabilidade de morrer! Isto em comparação àqueles que permanecem num tratamento convencional.

Isto porque, os pacientes ficam mais propensos a recusar pelo menos um componente do tratamento convencional contra o cancro! Seja quimioterapia, radioterapia, terapia hormonal ou mesmo cirurgia que muitas vezes são procedimentos cruciais para “vencer a luta contra o cancro“!

cancro - medicina alternativa leva a um maior risco de morte!

O novo estudo, publicado na JAMA Oncology , analisou 1.290 pacientes diagnosticados com cancro de mama, próstata, pulmão e colorretal de 2004 a 2013. Destes, 258 usaram medicina alternativa.

Basicamente, estes indivíduos eram mais propensos a recusar os tratamentos recomendados.

O autor principal ‘Skyler Johnson’, residente em radiação oncológica na Yale School of Medicine, disse:

O fato de recorrerem à medicina complementar está associado a uma maior recusa de tratamentos oncológicos.”

“Infelizmente, há muita confusão sobre o papel da terapia complementar. Embora possa ser usado ​​para apoiar pacientes com sintomas do tratamento tradicional, é entendido como tratamento eficaz contra o cancro.

Nos Estados Unidos, cerca de uma em cada três pessoas usa a medicina alternativa. Embora não esteja claro se a maioria dessas “terapias” é eficaz ou, em alguns casos, até segura.

No entanto, a forma como a medicina alternativa é frequentemente discutida pode fornecer aos pacientes oncológicos uma visão não realista dessas abordagens.

cancro - medicina alternativa leva a um maior risco de morte!

James Yu, MD, professor associado de Yale Cancer Center, disse:

“Pesquisas anteriores sobre o motivo que leva os pacientes a recorrerem a tratamentos complementares não médicos mostraram que a maioria dos pacientes com cancro acredita que resultará numa maior probabilidade de sucesso contra a doença.”

Contudo, depois de analisar a literatura, o cientista concluiu que havia pouca evidência para apoiar essa crença!

cancro - medicina alternativa leva a um maior risco de morte!

Em suma, este estudo mostra que aderir a medicinas alternativas pode levar a uma ideia errada destas alternativas! Pois, tal como muitos cientistas a nomeiam, são complementares!

Em paralelo, não há qualquer evidência que sejam seguras e ou eficazes. Especialmente em situações como o cancro em que é necessário confiar muito nos médicos.

Fonte: 1, 2, 3, 4.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Joana Morais
Joana Morais
Desde que me conheço a área da saúde sempre me fascinou, em especial a área da fitoterapia e nutrição. Muitas vezes brincando que noutra vida fui "feiticeira" porque sou apaixonada por tudo o que têm propriedades curativas. Finalizado o mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas, sinto-me útil a ajudar.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...