A Organização Mundial de Saúde(OMS) define cancro como o crescimento descontrolado e a disseminação de células! Dito isto, muitos tipos de cancro podem ser evitados, evitando a exposição a fatores de risco!
É preciso ter em conta, que uma proporção significativa de cancro pode ser curada! Seja por cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, especialmente se forem detectados precocemente.
O cancro foi responsável pela morte de 8,8 milhões de pessoas em 2015. Contudo, a OMS acredita que 30% a 50% de todos os cancros poderiam ser evitados.
Pois bem, novos estudos sugerem que pacientes oncológicos que usam medicina alternativa para cancros curáveis têm maior probabilidade de morrer! Isto em comparação àqueles que permanecem num tratamento convencional.
Isto porque, os pacientes ficam mais propensos a recusar pelo menos um componente do tratamento convencional contra o cancro! Seja quimioterapia, radioterapia, terapia hormonal ou mesmo cirurgia que muitas vezes são procedimentos cruciais para “vencer a luta contra o cancro“!
O novo estudo, publicado na JAMA Oncology , analisou 1.290 pacientes diagnosticados com cancro de mama, próstata, pulmão e colorretal de 2004 a 2013. Destes, 258 usaram medicina alternativa.
Basicamente, estes indivíduos eram mais propensos a recusar os tratamentos recomendados.
O autor principal ‘Skyler Johnson’, residente em radiação oncológica na Yale School of Medicine, disse:
“O fato de recorrerem à medicina complementar está associado a uma maior recusa de tratamentos oncológicos.”
“Infelizmente, há muita confusão sobre o papel da terapia complementar. Embora possa ser usado para apoiar pacientes com sintomas do tratamento tradicional, é entendido como tratamento eficaz contra o cancro.”
Nos Estados Unidos, cerca de uma em cada três pessoas usa a medicina alternativa. Embora não esteja claro se a maioria dessas “terapias” é eficaz ou, em alguns casos, até segura.
No entanto, a forma como a medicina alternativa é frequentemente discutida pode fornecer aos pacientes oncológicos uma visão não realista dessas abordagens.
James Yu, MD, professor associado de Yale Cancer Center, disse:
“Pesquisas anteriores sobre o motivo que leva os pacientes a recorrerem a tratamentos complementares não médicos mostraram que a maioria dos pacientes com cancro acredita que resultará numa maior probabilidade de sucesso contra a doença.”
Contudo, depois de analisar a literatura, o cientista concluiu que havia pouca evidência para apoiar essa crença!
Em suma, este estudo mostra que aderir a medicinas alternativas pode levar a uma ideia errada destas alternativas! Pois, tal como muitos cientistas a nomeiam, são complementares!