VĂȘ canais de TV pirata? Prepare-se para as multas!

Os tempos estĂŁo definitivamente a mudar e as regras estĂŁo a apertar. JĂĄ hĂĄ muito tempo que as autoridades, operadores e canais andavam Ă  procura de uma forma de penalizar quem assiste a canais de TV pirata e nĂŁo sĂł. Agora isso estĂĄ muito mais perto de se tornar real. Mas hĂĄ uma questĂŁo importante relacionada a isto. Se for multado terĂĄ de ser notificado previamente! Vamos entĂŁo olhar para esta questĂŁo que pode ser uma verdadeira dor de cabeça para quem vĂȘ a SporTV online ou outros canais de forma ilegal.

Tem canais de TV pirata? Prepare-se para pagar multa!

De facto, as coisas vĂŁo apertar para quem aposta na IPTV e sobretudo nos canais de TV pirata. Por exemplo, quem vĂȘ a Sport TV ilegalmente ou outros conteĂșdos semelhantes.

netflix, streaming

Conforme refere a edição online do jornal Expresso, as estimativas mais recentes do Governo revelam uma perda de 212 milhÔes de euros gerados pela pirataria devido ao desvio de receitas e à não cobrança de impostos (cerca de 64 milhÔes de euros que ficam por cobrar em IVA, IRC, etc.).

Foi isto e tambĂ©m a pressĂŁo dos operadores que levou Ă  introdução de novas medidas. Isto atĂ© porque a lei que prevĂȘ a transposição da Diretiva Europeia dos Direitos de Autor no Mercado Único Digital jĂĄ foi aprovada pelo Governo.

IPTV

No seguimento disto a Apritel foi ainda mais longe e defende as multas como forma de advertĂȘncia. NĂŁo serĂĄ algo complicado atĂ© porque jĂĄ outros paĂ­ses da Europa aderiram a isto como a Alemanha, ItĂĄlia e França.

A propósito disto Mota Soares defende que caso as multas sejam adotadas, só devem ser aplicadas depois das pessoas terem sido notificadas. Para além disso terå de se verificar que ocorreu um consumo recorrente de pirataria.

InteligĂȘncia artificial tem dado uma ajuda a identificar os crimes

A inteligĂȘncia artificial tem contribuĂ­do para detetar estes esquemas ilegais. De facto hĂĄ ferramentas que tĂȘm dado uma grande ajuda a identificar estes casos.

No entanto espera-se tambĂ©m um contra-ataque de quem pratica estes esquemas. Assim como vĂĄrias pessoas recorrem Ă s VPNs para mascarar o trĂĄfego, em breve surgirĂŁo tambĂ©m outros mĂ©todos para que a disponibilização e visualização de conteĂșdos piratas escape Ă  deteção.

Ao seguir a Leak no Google NotĂ­cias estĂĄ a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também