Se os dias de semana são demasiado preenchidos para incluir exercício físico regular, uma caminhada ao fim-de-semana pode ser suficiente para ajudar a aliviar a ansiedade e não só. Isto segundo um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Yangzhou (China) e da Universidade de Waseda (Japão).
Uma caminhada ao fim-de-semana faz isto ao seu corpo!
A equipa analisou dados de saúde de mais de 13 mil adultos, dividindo-os em quatro grupos. Inativos, pouco ativos, ativos de forma regular (pelo menos três vezes por semana) e aqueles que apenas praticavam exercício uma ou duas vezes por semana.
O resultado? Todos os grupos que praticavam alguma atividade física apresentaram níveis de ansiedade mais baixos do que o grupo inativo. Curiosamente, os que praticavam apenas ao fim de semana mostraram a maior diferença, com uma redução de 35% no risco de ansiedade.
Os investigadores explicam que este padrão de exercício pode ser uma alternativa eficaz e mais fácil de adaptar a estilos de vida ocupados. Especialmente para quem não consegue treinar durante a semana.
Embora o estudo não prove uma relação direta de causa e efeito, e tenha como base relatos dos próprios participantes (o que pode ter limitações), os dados apontam para uma ligação clara entre atividade física e bem-estar mental. Outros fatores como idade, género, nível de escolaridade, estado civil ou hábitos de sono não alteraram significativamente essa ligação.
Entretanto outro dado curioso é que os benefícios na redução da ansiedade foram particularmente visíveis em pessoas com rendimentos mais baixos ou que vivem com diabetes. Trata-se de algo que os investigadores consideram importante explorar em futuros estudos.
No fundo, mesmo que só se consiga mexer ao fim de semana, já é um passo positivo. Qualquer movimento é melhor do que nenhum, e este estudo reforça a ideia de que o importante é fazer exercício — não importa tanto quando, mas sim que aconteça.