Caso não saiba, vamos começar a ter câmaras capazes de controlar estacionamento abusivo nas grandes cidades Portuguesas, como é o caso de Lisboa e Porto. Aliás, os primeiros sistemas já começaram a ser instalados no Porto, em pelo menos duas viaturas da Polícia Municipal.
Ou seja, além do facto de serem câmaras capazes de perceber se está a existir uma transgressão, estas são também móveis, ao ficarem acopladas a um carro de patrulha.
Câmaras móveis vão multar de forma automática em Portugal!
Portanto, a instalação está a acontecer em Fevereiro, para que o sistema fique “online” já em Março.
Porém, não se deixe enganar, estas câmaras servem apenas e só para controlar o estacionamento abusivo ou indevido nas grandes cidades.
Afinal, estes sistemas não são (ainda) capazes de apanhar outro tipo de delitos como é uso do smartphone, ou excessos de velocidade no local da “fotografia” ou “filmagem”.
Como é que tudo funciona?
Bem, é como um radar móvel ou fixo na realidade! O que basicamente significa que tudo é processado de forma automática ou semi-automática, com a multa a chegar a casa do condutor ao fim de algumas semanas, ou meses, como tem sido normal até aqui.
Ainda assim, podem passar a mensagem de que existe uma perseguição, o que parece estar a incomodar alguns condutores. O que levanta uma questão… Concorda com o uso deste tipo de sistema? Acha que vai ter o efeito desejado? Ou é demasiado controlo? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!