Calor é inimigo Número 1 da tecnologia mobile. Mas…

Como deve saber, o calor gerado pelos componentes que dão vida aos muitos aparelhos que usamos no nosso-dia-dia, especialmente os mobile, são uma consequência óbvia do funcionamento de um qualquer aparelho tecnológico, mas também um fator limitador de performance. Afinal de contas, à medida que os aparelhos vão ficando mais e mais pequenos, ficam mais difícil controlar e dispersar este mesmo calor.

É por isso que placas gráficas com o mesmo exato nome, têm performances muito diferentes, entre o mundo desktop e o mundo mobile. É também por isso que é importante apostar na eficiência energética na parte dos portáteis e smartphones, porque além de uma diminuição do consumo da bateria, com menos energia utilizada, geralmente também temos menos calor para dissipar.

Dito tudo isto, existe agora uma empresa com uma solução que promete revolucionar a forma como dissipamos o calor gerado pela muita tecnologia que tanto necessitamos para a nossa vida. Em alguns casos, estamos a falar de uma potencial duplicação de performance.

Calor é inimigo Número 1 da tecnologia mobile. Mas…

Portanto, estamos a falar de uma inovação tecnológica que pode muito bem vir a desbloquear muita e boa performance em aparelhos mobile como é o caso do portátil, ou do smartphone.

Curiosamente, é uma tecnologia que pode chegar ao mercado já em 2023, com um grande foco na substituição das atuais ventoinhas de refrigeração. Tudo graças aos esforços da Frore, com os seus chips AirJet Active Cooling.

O que é isto?

O AirJet é uma solução térmica solid-state, capaz de usar membranas vibratórias para puxar o ar para a parte de cima do chip, e posteriormente empurrá-lo para um dissipador de calor de bronze. A pressão é muito superior a uma ventoinha normal, e por isso mesmo, também é o seu potencial de refrigeração.

Contudo, é uma solução de refrigeração que precisa de um design pensado para si. Ou seja, a ter sucesso, estes chips AirJet apenas deverão aparecer em modelos novos.

Entretanto, quero obviamente ver alguns resultados antes de dizer que vamos ter aqui algo revolucionário. Mas… A verdade é que a Frore já tem parcerias assinadas com a Qualcomm, a GiS, e até a Intel. Aliás, a Intel quer implementar estes chips já nos próximos portáteis Evo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também