Caso ainda não tenha reparado, começam a aparecer cacifos um pouco por todo o lado neste nosso velho e pequeno Portugal, curiosamente pelas mãos das mais variadas entidades.
Estamos a falar dos Cacifos Locky (CTT), Cacifos Amazon, Lockers InPost, DPD, etc… Que tanto servem para enviar encomendas, como também para as receber. É algo que muito honestamente está a revolucionar o mundo do envio e entrega de encomendas, porque anula muitas das desvantagens do velho e cansado sistema.
Ou seja, pode enviar/receber encomendas quando quiser, porque os cacifos estão operacionais 24 horas por dia, e talvez mais importante que isto, não tem de lidar com NINGUÉM!
Mas vamos por partes, para eu partilhar consigo algumas experiências pessoais que me fazem desgostar de pessoas no meu dia-a-dia.
Cacifos + Encomendas é um casamento feito no céu!
Portanto, depende sempre da altura do ano, mas é um facto que não passo muito tempo em casa. Entre eventos locais, internacionais, e a vida normal de qualquer pessoa… A realidade é que, mesmo com teletrabalho à mistura, é impossível estar sempre disponível para receber encomendas em casa.
Sim, fazer compras online é pura e simplesmente incrível, mas receber uma mensagem a dizer que a encomenda vai chegar entre as 9h e as 19h… bem… É ridículo, e tem a capacidade de arruinar a vida da pessoa. Isto já para não falar quando o estafeta diz que passou e tocou à campainha, quando toda a gente sabe que isso é 100% mentira.
É exatamente por isso que estes serviços chegaram e estão a ter um sucesso quase absurdo. Especialmente porque, estes pontos até são significativamente mais baratos para receber encomendas.
Mas, todo este artigo serve para passar duas experiências pessoais que me fazem apaixonar cada vez mais pelos cacifos.
1. Lidar com pessoas é… Complicado!
Hoje recebi uma encomenda da Vinted, que por não estar em casa, pedi para deixar num ponto InPost na minha velha vila de Salvaterra de Magos.
Um ponto que (infelizmente) é um estabelecimento comercial aberto ao público, e não um cacifo inteligente. Isto significa no imediato que tem um horário de funcionamento reduzido, o que por sua vez também significa que fecha para a hora de almoço.
Ainda assim, consegui despachar o trabalho e lá fui um pouco antes do meio-dia, a hora Universal do almoço para qualquer bom Português. Cheguei ao ponto, toquei à campainha, ninguém apareceu… Volto a tocar… Lá aparece uma senhora que prontamente pergunta, infelizmente de forma pouco educada “O que quer?”.
Explico que tenho uma encomenda em meu nome, ela pede o nome, vira as costas, vai buscar, pede o código, entrega e fecha-me a porta na cara. Experiência (pouco) incrível, e que me faz desejar o domínio das máquinas (cacifos).
2. Cacifo? O que é isso?
Além deste ponto, também temos outros dois pontos automáticos na forma de Cacifos Locky, uma rede que pertence aos CTT. Pois, apesar da minha paixão por cacifos, a realidade é que todos os sistemas têm falhas, e como tal, também já tive problemas com os cacifos Locky.
- Nota: Registei a encomenda, e quando a fui deixar no cacifo, tive o azar de a mesma pura e simplesmente não constar da base dados.
Resultado? Tive de ir ao balcão dos correios, onde começo imediatemente por explicar que era um envio para a Vinted/Wallapop, e por isso já estava tudo pago e registo, mas que por alguma razão o registo não correu bem para colocar a embalagem no cacifo Locky.
A senhora empregada dos Correios de Portugal prontamente afirma “enviar encomendas? É possível? Eu acho que não!”. Fiquei chocado, porque nem os próprios funcionários dos CTT sabem para que servem os cacifos.
Mas, fora isso, a senhora registou a encomenda e ficou imediatamente com ela, tudo resolvido.
Conclusão
Este tipo de sistema automático dá demasiadas vantagens para não se massificar.
Está disponível 24 horas por dia, significa um valor de portes mais baixos, e imagine só… Não tem de lidar com ninguém. Apenas precisa de meter um código, e tirar a sua encomenda do cacifo.
Por isso, se anda com medo de usar um destes sistemas… Não tenha! Tente.
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