De repente pode ter necessidade de ligar o portátil a um projetor ou a uma TV quer seja para uma apresentação ou para ver um filme e para esses casos um simples cabo USB-C para HDMI, pode tornar isto possível. Basta ligar as duas extremidades do cabo às respetivas portas e, em poucos segundos, deverá ver o ecrã do seu portátil espelhado na televisão. Mas e se algo correr mal? Se a imagem estiver a piscar, se a resolução não for a ideal ou, pior ainda, se o dispositivo nem sequer reconhecer a ligação? Vamos dizer-lhe o que fazer quando o Cabo USB-C para HDMI não funciona.
Cabo USB-C para HDMI não funciona? As causas e como resolver
Na maioria das vezes, os problemas com este tipo de ligação estão relacionados com o próprio cabo USB-C para HDMI. Felizmente, há várias formas simples de diagnosticar e resolver a situação.
O dispositivo suporta DisplayPort Alt Mode?
Um dos requisitos mais importantes para conseguir espelhar o ecrã do portátil na televisão é que a porta USB-C do teu dispositivo suporte o chamado DP Alt Mode (modo alternativo DisplayPort). É esta funcionalidade que permite a transmissão de sinais de vídeo para outro ecrã. Embora muitos portáteis modernos já venham com esta compatibilidade, modelos mais antigos ou de gama baixa podem não a ter. Assim a porta USB-C serve apenas para carregamento ou transferência de ficheiros.
Infelizmente, não há um método universal para confirmar se o seu equipamento é compatível com DP Alt Mode. O ideal é consultar o manual técnico que veio com o equipamento ou ver essa informação no site do fabricante.
Se confirmau que o seu portátil suporta DP Alt Mode, mas o cabo continua sem funcionar, então o problema poderá estar mesmo no cabo. Tente testá-lo noutro dispositivo e verifique cada uma das extremidades (USB-C e HDMI).
Driver do ecrã desatualizado ou incompatível
Se está a usar o Windows, um dos culpados pode ser o driver da placa gráfica. Pode estar desatualizado ou simplesmente não ser compatível com o cabo USB-C para HDMI que está a usar.
Se o problema começou depois de uma atualização recente do driver, é possível que essa nova versão não seja compatível com o cabo atual. Pode então voltar à versão anterior do driver ou tentar com um cabo mais recente, que seja compatível com o novo driver.
Cabo danificado ou de fraca qualidade
Se estás a notar falhas na imagem, ecrã preto ou ligações instáveis, o problema pode estar na qualidade do cabo. Cabos baratos ou já com algum desgaste podem aquecer durante o uso, causando problemas de transferência de dados. Ligações fracas tanto na extremidade USB-C como na HDMI, também podem provocar perdas de sinal e causar intermitência no ecrã.
Certifique-se de que estás a usar um cabo de boa qualidade e que está em bom estado.
Também pode acontecer que o problema não esteja no cabo, mas sim na porta do dispositivo. Para verificar isso, experimente o cabo noutro equipamento. Se funcionar normalmente, então o defeito pode estar na porta do teu portátil — e nesse caso, convém levá-lo a um técnico para reparação.
Qualidade de imagem abaixo do esperado? Atenção às resoluções suportadas
Já ligou tudo corretamente, mas a imagem continua longe da qualidade esperada? Por exemplo, ligou o portátil a um monitor 4K, mas a imagem está desfocada ou com baixa resolução?
Para usufruir da resolução 4K, tanto o dispositivo de origem (o portátil), como o cabo e o ecrã de destino (a TV ou monitor) têm de suportar essa resolução. Se algum dos elementos não for compatível com 4K, a qualidade de imagem ficará limitada.
Mesmo quando todos os componentes são compatíveis, pode ser necessário ajustar as definições do sistema operativo.