Cabo USB-C: Olhe muito bem para a (nova) embalagem!

O padrão USB-C deveria servir para simplicar a nossa vida, ou seja, para ser possível utilizar o mesmo cabo para tudo, ou pelo menos quase tudo. Porém, as coisas não funcionam assim.

Aliás, acabei de tentar carregar uns earbuds antigos que tinha aqui dentro da gaveta através de um cabo USB-C que utilizo para quase tudo, e estes nem deram sinais de vida. Troquei para outro cabo, já carregaram. É de facto muito confuso.

Sendo exatamente por isso que a documentação vai melhorar, de forma a que você tenha uma noção daquilo que está a comprar.

Cabo USB-C: Olhe muito bem para a (nova) embalagem!

cabo usb-c: olhe muito bem para a (nova) embalagem!Portanto, identificar o padrão USB utilizado num qualquer cabo à venda em loja física ou online é uma dor imensa. Termos como “USB 3.2 Gen 2” deixam os consumidores a coçar a cabeça e a fazer pesquisas no Google, sem terem a mínima ideia daquilo que estão a fazer.

Por isso… há novidades!

Com a massificação do USB-C em todos os mercados, com uma grande ajuda da Apple que está finalmente a adotar o padrão em todos os seus produtos, a estratégia de nomes também está a mudar para melhor.

cabo usb-c: olhe muito bem para a (nova) embalagem!

Sendo exatamente por isso que a USB-IF (USB Implementers Forum) acabou de lançar novos logos, que vamos encontrar nas caixas dos produtos, para acabar com toda a confusão que vai pela cabeça dos consumidores.

Assim, se porventura encontrar um cabo USB-C com o logo “USB 80Gbps“, já sabe que este vai ser o cabo mais recente, ao ser capaz de chegar aos 80 Gbps de velocidade de transferência de dados. Entretanto, se o cabo tiver a imagem “USB 40Gbps“, vai compreender que continua a ser muito rápido, mas não é um cabo de última geração.

Além destes logos, ainda vai ser possível “USB 20Gbps” para o velho padrão USB 3.2 Gen 2×2, e “USB 10Gbps” para USB 3.2 Gen 2.

Entretanto, além da velocidade de transferência, esta nova estratégia de nomes também vai indicar a velocidade de carregamento, que agora vai até aos 240W.

Assim vai ser muito mais fácil perceber que cabo precisa para as suas necessidades reais.

Conclusão

Obvio que vão continuar a existir dúvidas, porque o mais comum dos consumidores vai continuar sem perceber o que tudo isto significa. Especialmente se este apenas quiser um cabo para carregar o telemóvel, ou os seus fieis earbuds.

Ainda assim, vai ser muito mais fácil do que andar à procura do texto minatura na lateral da embalagem do cabo USB-C.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também