Pendurar-se de cabeça para baixo é algo que o deixa em pânico ou na prática é algo que até consegue fazer sem grande dificuldade? Mas e as consequências? É verdade que pode ficar sem ver ou sem respirar? O cérebro fica cheio de sangue? Isto são tudo questões válidas mas quais serão reais? Afinal de contas quanto tempo aguenta uma pessoa de cabeça para baixo?
Em 2009, um homem do Utah chamado John Jones morreu depois de passar 28 horas preso de cabeça para baixo num ângulo de cerca de 70 graus na Caverna Nutty Putty. As equipas de salvamento tentaram trabalhar rapidamente, mas as paredes da passagem eram tão estreitas que não conseguiram tirá-lo de lá antes de morrer muito provavelmente de asfixia.
Impacto nos pulmões
Acontece que os pulmões evoluíram para ficarem por cima de todos os outros órgãos por uma razão. Como são órgãos delicados, não demoram muito tempo a ser esmagados pelos órgãos maiores e mais pesados, como o fígado e os intestinos, que normalmente se encontram por baixo deles.
Isto não é um problema tão grande quando está deitado numa inclinação com os pés ligeiramente elevados acima da cabeça, mas quando a sua cabeça está diretamente por baixo dos pés, os pulmões simplesmente não conseguem absorver oxigénio suficiente, dado o espaço disponível que têm para trabalhar.
Mas não é só com os pulmões que tem de se preocupar durante longos períodos de suspensão invertida. Os nossos corpos estão bem preparados para movimentar o sangue quando estamos de pé, e os nossos vasos sanguíneos são personalizados para garantir que o sangue não se acumula nos pés.
Mas esse sistema é uma via de sentido único. O nosso corpo não evoluiu para evitar que o sangue se acumule no cérebro. Quando isso acontece, todo o tipo de coisas pode correr mal, incluindo a rutura de vasos sanguíneos, que pode levar a uma hemorragia cerebral.
Impacto no coração
Os profissionais de saúde pensam que a insuficiência cardíaca é a causa de morte na maioria dos casos de morte de cabeça para baixo, pela mesma razão que o nosso cérebro pode sofrer: Quando está de cabeça para baixo, o seu coração abranda o bombeamento e começa a receber mais sangue do que tem capacidade para gerir de uma só vez. Começa a ter dificuldade em manter a pressão sanguínea e acaba por perder a capacidade de movimentar sangue suficiente para manter todas as funções essenciais do corpo.
Mas a questão é a seguinte: embora andar de cabeça para baixo possa ocasionalmente matar pessoas, se o fizer em períodos mais curtos, pode garantir alguns benefícios de saúde bastante convincentes.
Mas também há benefícios
As posturas invertidas incentivam o sangue a fluir dos pés, pernas e pélvis para o coração e pulmões, onde recebe oxigénio fresco. Estudos demonstraram que, ao longo do tempo, breves inversões podem baixar a frequência cardíaca em repouso, aumentar a resistência geral e ajudar o seu corpo a utilizar o oxigénio de forma mais eficiente durante o exercício.
Por isso, embora a suspensão invertida possa ser perigosa, é muito raro as pessoas morrerem por causa dela.
Quando é que estar de cabeça para baixo se torna mortal?
Nem sequer parece haver uma regra rígida sobre quanto tempo é seguro ficar de cabeça para baixo. Por exemplo, as pessoas com problemas cardíacos morrem muito mais depressa em situações como esta. Os jovens saudáveis podem sobreviver mais tempo do que os velhos ou doentes.
Por isso, a regra geral parece ser: Se estiver de cabeça para baixo e começar a sentir que deve parar, então pare.
Seja como for tudo o que for acima de 12 minutos pode tornar-se perigoso.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!