O mercado precisa de carros elétricos bons e baratos, tal como você precisa de pão para a boca para conseguir sobreviver. Isto é especialmente verdade em mercados como o nosso, onde o dinheiro não abunda para comprar carros novos.
É exatamente por isso que a BYD trouxe o ATTO 2 para Portugal, o seu SUV mais acessível de sempre, num evento onde a Leak marcou presença, e claro, teve a oportunidade de conduzir a nova máquina puramente elétrica da fabricante Chinesa, que contra muitas expetativas, está a ter um sucesso muito curioso por terras Lusas.
Estamos a falar de um elétrico do segmento B-SUV, mas que ainda não assim oferece muito espaço para condutor e passageiros, e claro, é equipado com a tecnologia de bateria Blade Battery.
BYD ATTO 2 chegou a Portugal e promete muita qualidade-preço!
É um carro bonito, com toda a qualidade de construção que a BYD tem vindo a trazer para cima da mesa, muito equipamento, e claro, um preço que mete muitas das rivais em “xeque”. Mas, talvez mais importante que isso, é um SUV Compacto que vem em resposta à necessidade dos consumidores.
Aliás, podemos até dizer que este BYD ATTO 2 é capaz de reunir todos os pontos fortes da fabricante num único produto, o que vai com toda a certeza meter este automóvel na lista de vários potenciais interessados.
Vamos por partes.
Design e Interior
A linha de design dos automóveis da BYD é sempre muito parecida, e de facto, o ATTO 2 não é diferente. Aliás, a estratégia é quase sempre a mesma, isto em uma fabricante que combina dimensões compactas, com uma agilidade muito interessante, e claro a sua tecnologia de bateria Blade com uma construção Cell-to-Body.
No fundo, temos uma espécie de ATTO 3 um bocadinho mais curto, o que de facto resulta num automóvel que não parece assim tão compacto quanto isso, tanto no exterior como no interior. Mas, que além disso, traz algumas inovações tecnológicas muito interessantes, que fazem deste ATTO 2 um veículo mais apontado ao futuro face a muitos dos veículos elétricos que podemos encontrar nas estradas. Isto é especialmente verdade no lado da eficiência energética da motorização elétrica.
Ainda a falar sobre o espaço interior, com os meus 1m90 e 96kg, estou super confortável tanto na posição de condutor, como em qualquer outro lugar do automóvel, com espaço para a cabeça e joelhos.
Como assim?
O ATTO 2 aparece com 4310 mm de comprimento, 1830 mm de largura e 1675 mm de altura. Entre os eixos temos uma distância muito interessante de 2620 mm, que é onde está o segredo para o espaço interior dentro do habitáculo. Porém, a bagageira sofre um bocadinho em contrapartida (400L).
Como estamos de qualidade interior?
Muito bem! Para o segmento de mercado, temos aqui um automóvel impressionante, onde os plásticos baratos e rijos não existem, ou são mesmo muito escassos. É um carro muito apelativo visualmente, e confortável para o dia-a-dia.
Vale a pena dizer que em todas as versões do BYD ATTO 2, os bancos dianteiros são ajustáveis eletricamente.
Além disso, temos um painel de instrumentos digital de 8.8”, bem como um ecrã principal de 10.1” ou 12.8” se preferir a versão boost. Este ecrã principal é rotativo, como é tão habitual dentro das gamas da BYD. Como deve imaginar, temos suporte a Android Auto e Apple CarPlay, e ainda bem, porque o software da BYD continua a ser um dos seus pontos menos bons no mercado Europeu.
Bateria e Performance
A bateria é de 45.12 kWh, o que pode parecer pouco tendo em conta alguns outros 100% elétricos que por aí andam. Ainda assim, a BYD promete uma autonomia a ronda dos 320 quilómetros em circuitos mistos, e acima dos 400 quilómetros em cidade.
O carregamento DC é de 65kW e o AC de 11 kW. Ou seja, carregamento rápido permite cerca de 60~70% da carga em mais ou menos meia-hora, e em casa, através de uma box compatível, conseguir uma carga completa em 5 horas e meia.
Este é um elétrico pensado para andar em terrinhas e cidade. Não é para andar em autoestrada.
Quanto à performance, temos um motor no eixo dianteiros capaz de produzir 130 kW (175cv) e 290 nm de binário. Isto significa chegar aos 100 km/h em apenas 7.9 segundos, sendo ainda possível chegar a um máximo de 160 km/h (velocidade limitada eletronicamente).
Preço e Disponibilidade
Em Portugal, o ATTO 2 chega de forma mais oficial no final deste mês. Isto em 2 versões:
- Active – 31.490€
- Boost – 32.990€
Quer saber mais? Clique aqui.