Metade dos jovens portugueses que frequentam o Ensino Superior estão em burnout. Ou seja, metade dos alunos que estão nas Universidades e Politécnicos apresentam-se esgotados!
Esta foi a conclusão do estudo levado a cabo pelo professor do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), João Marôco e o Psicólogo Hugo Assunção.
Assim, de acordo com a investigação… “Burnout é uma condição grave que tem sido associada a vários sintomas de sofrimento fÃsico e psicológicos “.
Adicionalmente, pode afirmar-se que esta condição advém “Quando elevadas exigências cognitivas ocorrem sobre pressão de tempo, os alunos experienciam stress crónico que com o tempo, pode levar a sintomas da sÃndrome de burnout.”
Paralelamente, o estudo ainda afirma que: “Em estudantes universitários, esta sÃndrome tem sido associada tanto a um baixo rendimento cognitivo bem como rendimento académico, abandono escolar assim como sintomas depressivos chegando até mesmo ideias suicidas.”
se estiver interessado neste assunto clique aqui: Ansiedade – os 6 alimentos que ajudam! Com evidências cientÃficas!
Em suma, cerca de 52% dos jovens do Ensino Superior estão exaustos. Contudo, é a Universidade de Aveiro que apresenta a incidência mais elevada – 64,9% dos seus alunos apresentam sintomas.
É assustador que os nossos jovens, que são no fundo o nosso futuro, estejam nesta realidade de emoções!
Dito tudo isto, para medir este sÃndrome, o estudo que utilizou uma amostra de 1066 estudantes portugueses do ensino superior afirma que: “O burnout académico é definido como exaustão cognitiva e emocional devido à s exigências académicas, a sentimentos de incapacidade e ineficácia e uma atitude cÃnica em relação aos estudos, aos professores e colegas.”
Adicionalmente, segundo o estudo, a área das ciências biológicas apresenta os valores mais elevados. Ou seja, 3.75 numa escala de 0 (nunca) a 6 (sempre). Seguem-se-lhe ciências exactas (3.54), ciências da saúde (3.46) e, por fim, ciências sociais e humanas (3.18).
Dito isto, se tiver interesse, pode consultar o estudo neste documento, a partir da página 115.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!