Ao que tudo indica, alguns dos bancos Portugueses deixaram escapar uns quantos nomes de utilizadores e passwords, o que por sua vez deu origem a uma nova burla, neste caso bastante mais perigosa do que aquilo que costuma ser normal.
Mais uma vez… Tenha muito cuidado com os dados que dá por mensagem ou telefone! É preciso ter muito cuidado.
Burla: Vão ligar do seu banco, mas não se deixe enganar!
Já existem vários artigos e até vídeos nas redes sociais desta nova burla, mas acredito que faça todo o sentido também falar um pouco sobre o tema, tal é o nível de perigo que esta nova estratégia traz para cima da mesa.
Como funciona?
Pois bem, vai receber uma chamada de um número aparentemente fidedigno, vindo do apoio ao cliente do seu banco. Do outro lado vai estar uma pessoa que vai saber o seu nome completo, o seu número de conta, o seu NIF, bem como muitas das transações que fez, e até a totalidade do dinheiro que tem na conta.
Essa mesma pessoa vai afirmar que alguém tentou fazer uma transferência desta mesma conta, pela totalidade do dinheiro disponível, numa localização estranha. Posteriormente, vai ser questionado quanto à veracidade da transferência, onde obviamente vai dizer que não.
Pois bem, a transferência é real! A pessoa que lhe está a ligar está a tentar roubar todo o seu dinheiro. Mas para isso precisa de um código que normalmente é enviado por SMS. Sim, os bancos têm um sistema de autenticação por 2 fatores para evitar que uma qualquer pessoa com acesso ao nome de utilizador e password seja capaz de ter um qualquer tipo de impacto na sua conta bancária.
Em suma, o objetivo da chamada é mesmo este, oferecer uma sensação de segurança, para depois conseguir meter as mãos no código que vai chegar ao telemóvel da vítima.
Não dê esse código a ninguém! Nenhum banco lhe irá alguma vez pedir um código enviado por SMS. Tenha muito cuidado!
Entretanto, se for alvo de uma chamada destas, vá ao balcão do seu banco e mude as credenciais de acesso à sua conta.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!