A Microsoft está finalmente a corrigir um bug irritante no Windows 11 que aumenta o volume para 100%. Isto depois de acordar o seu PC quando ele esteve em suspensão.
Já tinha dado conta do bug do volume no Windows 11?
Numa nova atualização Release Preview, a KB5052093, a empresa de Redmond confirmou que a correção já está disponível. Para além do volume a 100%, também resolve problemas em que pode ouvir um som de silenciar e ativar o som várias vezes. Outra correção está relacionada com um problema em que os dispositivos de áudio USB deixavam de funcionar depois de estarem inativos por um curto período de tempo.
Este bug no Windows 11 24H2 fazia com que o volume do sistema de alguns utilizadores subisse inesperadamente para 100%, afectando principalmente os PCs de jogos.
O problema surge quando se verificam condições específicas. São elas a utilização de um DAC externo Creative Sound BlasterX G6, o despertar manual do PC do modo de suspensão ou o ajuste e remoção do DAC.
A Microsoft atribuiu o problema a um problema de temporização no serviço AudioEndpointBuilder. Isto foi relatado pela primeira vez em novembro de 2024.
Ainda no âmbito das actualizações relacionadas com o KB5052093, a Microsoft está também a introduzir ícones de estado da bateria melhorados. Assim tudo para obter informações rápidas. Assim temos o verde para carregamento, amarelo para modo de poupança de energia e vermelho para bateria fraca.
Também introduziu discretamente opções avançadas de câmara na aplicação Definições. Estas opções permitem aos utilizadores ativar várias aplicações. Isto para utilizarem a câmara em simultâneo, ativar uma câmara básica e permitir que o Windows escolha automaticamente o tipo de suporte.
Entretanto está igualmente disponível um novo cartão de referência do Game Pass na aplicação Definições. O mesmo com novas funcionalidades do Narrador, novas melhorias do Windows Spotlight para o tornar menos intrusivo e partilhar ficheiros através das listas de saltos da barra de tarefas.