Arrastar e largar vai chegar ao browser Chrome para Android

A Google poderá em breve introduzir a funcionalidade de arrastar e largar no browser Chrome para Android. Esta funcionalidade já está presente na versão para computador e certamente poupa tempo ao utilizador comum. Por isso, lançá-lo para Android é um próximo passo lógico que pode ajudar a melhorar a experiência de navegação e a produtividade na plataforma.

Arrastar e largar vai chegar ao browser Chrome para Android

De acordo com o site MSPoweruser, esta funcionalidade chega ao canal Dev do Chrome para Android (versão 129). Quando disponível, será possível mover ficheiros de um local para outro dentro do browser, bem como dele para outras aplicações. O site em questão detectou a linha “Enable DragDropFiles for M129” no Chromium, e é por isso que é razoável esperar que esta funcionalidade esteja disponível para testes em breve.

Além disso, de acordo com o código na captura de ecrã abaixo, esperamos que seja ativado por defeito na próxima versão.

Entretanto também foi detetada uma alteração na função de pesquisas recentes na mesma atualização. Na prática esta novidade sugere que será possível ver as pesquisas relacionadas à medida que se digita. Embora não exista qualquer garantia de que esta funcionalidade será amplamente implementada no canal estável, o gigante tecnológico de Mountain View poderá fazê-lo se o feedback dos utilizadores for promissor e se melhorar significativamente a experiência do utilizador.

Também há novidades a caminho da versão Desktop

O design predefinido do Google Chrome tem muito preenchimento. Isto é ótimo para ecrãs tácteis e monitores maiores, mas não tanto para ecrãs mais pequenos e de baixa resolução. A Google está agora a tentar corrigir esse problema com uma nova opção Modo compacto no Chrome.

A Google está a testar um novo Modo Compacto para o Google Chrome em plataformas de desktop. Assim reduz o tamanho das barras de ferramentas e outros controlos. A funcionalidade ainda não parece estar totalmente funcional. Tentámos ativar a flag da funcionalidade na versão mais recente do Chrome Canary e apenas ajusta parte do espaçamento da barra de ferramentas.

A mensagem de confirmação da nova funcionalidade explica como irá funcionar. O tamanho da barra de favoritos passa de 34 para 30 pixéis de altura. Entretanto o preenchimento entre os botões da barra de favoritos passa de 4 para zero pixéis e a margem do separador da barra de ferramentas passa de 6 para zero pixéis. A funcionalidade também reduz o tamanho da barra de separadores e o preenchimento entre os separadores e o botão do novo separador reduz-se de 6 píxeis para zero píxeis.

As alterações podem parecer mínimas, mas cada espaço ajuda em ecrãs mais pequenos, especialmente quando a interface do Chrome no Windows, Mac e Linux não fica oculta à medida que se percorre uma página, como acontece nas plataformas móveis. Assim os ajustes exatos podem-se alterar antes de a funcionalidade chegar a todos.

Entretanto o Mozilla Firefox costumava ter um Modo Compacto semelhante, mas desapareceu em 2021. Outros browsers tentaram outras funcionalidades para reduzir a interface principal. Uma barra de separadores vertical está disponível no Vivaldi e no Microsoft Edge. Isto pode ajudar em ecrãs mais largos e a Mozilla também pretende adicioná-la como uma opção.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também