Bottleneck é um termo que muitos entusiastas dos computadores utilizam. No entanto, é algo desconhecido para muitos utilizadores. Mas afinal o que é isto? E de que forma o Bottleneck está relacionado com o atrasar o PC? É tudo isso que lhe vamos explicar e sobretudo como pode descobrir o que está a deixar o seu PC lento. Em menos de nada pode acabar por descobrir que afinal bastava uma pequena alteração para o seu PC ficar com muito mais velocidade!
Bottleneck: descubra o que está a atrasar o seu PC!
O que é o Bottleneck?
Em primeiro lugar Bottleneck em português significa estrangulamento. Ora isto já lhe dá uma pista. Na prática refere-se a um componente que limita o poder de processamento ou o desempenho gráfico. O estrangulamento ocorre tipicamente devido a diferenças nas capacidades máximas de dois componentes, onde a capacidade máxima de uma parte excede a outra.
Ou seja, na prática, um componente acaba por fazer de travão para outro e isto vai atrasar o seu PC.
As situações mais comuns
Processador e Placa Gráfica
O CPU é responsável por diversas operações de cálculo e envia instruções de renderização para o processador gráfico. Muitas vezes, o CPU é demasiado fraco para acompanhar uma poderosa placa gráfica em dispositivos que não foram bem pensados. Assim restringe fortemente o número de frames por segundo.
No entanto, a situação também se pode dar ao contrário.
Se tem um CPU poderoso mas uma gráfica fraca, o processador processa o jogo mais rapidamente do que a gráfica e mais uma vez teremos lentidão.
Disco rÃgido
Um dos exemplos mais clássicos de estrangulamento está relacionado com o armazenamento. Se estiver a utilizar um dispositivo mais antigo mas tiver atualizado o processador, a gráfica e a memória a próxima coisa a atualizar é a sua antiga unidade de disco rÃgido (HDD). Os discos mais antigos têm tempos de carga mais longos. Assim é boa ideia substituir por um SSD mais rápido.
Componentes externos
Não são só os componentes internos que causam estrangulamento. Digamos que tem uma gráfica de topo mas ainda joga num monitor a 60Hz com resolução 1080p. Embora tenhamos uma saÃda de topo não a vamos aproveitar nem ver todas as coisas como deverÃamos. Isto é outro tipo de estrangulamento.
A forma de verificar o PC
Se tem a certeza que o teu PC não está a funcionar como devia, pode ter um estrangulamento no sistema. Mas descobrir onde está não é tão simples como abrir o PC e ficar a olhar para ele. No entanto, existem algumas formas de verificar se existem problemas nos componentes com alguma facilidade.
De facto, existem várias calculadoras de estrangulamento online que podemos usar para descobrir o que está a atrasar a máquina. Uma delas pode ser encontrada aqui. Tudo é muito simples. Dirija-se ao site, insira as informações do CPU, GPU e RAM e, em seguida, carregue no botão Calcular FPS e Bottleneck.
Outra opção é utilizar o Bottleneck Calculator que está disponÃvel aqui. Não pede as informações de RAM mas sim outras especificações do sistema que utiliza para descobrir onde estão os problemas.
Como resolver?
A solução mais simples para é garantir que seleciona um conjunto equilibrado de componentes. Qualquer que seja o hardware que escolher, o planeamento evitará o bottleneck.
Aqui a Leak poderá dar uma ajuda através dos nossos contactos e ajudar a montar uma máquina com especificações equilibradas.
Para além disso e mais importante do que estar já a mudar peças é utilizar ferramentas de benchmarking. Assim ficará a saber que áreas do seu sistema requerem uma atualização. São exemplo disso o PCMark e o 3DMark.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!