A guerra está a ter grandes efeitos económicos em todo o mundo. Aliás já estamos a sentir esta mão pesada no abastecimento dos nossos automóveis. Mas não é a única coisa que está a aumentar e para equilibrar as coisas há boas notícias. É que o governo deve lançar novamente o programa que torna as botijas de gás dez Euros mais baratas. Isto foi algo que já tinha estado em vigor em meados de Abril. No entanto, estes apoios não serão para todos.
Botijas de gás devem ficar mais baratas! Veja se pode aderir
Embora não seja para todos, vai dar uma grande ajuda a todos os beneficiários da tarifa social de eletricidade. Quem estiver nestas condições então tem direito a um subsídio de 10 Euros por garrafa. Quando o orçamento mensal é curto isto é sem dúvida uma boa notícia! Entretanto lembro que o subsídio é por garrafa! Ou seja, não são dez Euros para o período de um mês.
Quem pode ser abrangido por este apoio nas botijas de gás?
Como referi acima é quem tem direito à tarifa social de eletricidade. Há muitas pessoas que desconhecem como ter acesso a isto mas vamos explicar.
Em primeiro lugar só tem direito a esta tarifa social de eletricidade quem tem um contrato de fornecimento no nome do próprio. Neste caso estamos praticamente todos. A outra questão é que a potência contratada tem de ser igual ou inferior a 6,9 KVA. Escusado será dizer que a eletricidade tem de ser apenas para uso doméstico.
Mas há outro grande pormenor e talvez o mais importante. É que o titular do contrato de eletricidade tem de ser considerado como vulnerável em termos económicos.
A forma de se analisar isto é vendo se a pessoa em questão tem algum destes requisitos:
Pode ser o complemento solidário para idosos, ter rendimento social de inserção, um subsídio social de desemprego, abono de família, pensão social de velhice ou pensão social de invalidez.
Em caso de dúvida informe-se sempre. É que pode estar a perder alguma oportunidade importante.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!