Como deve saber, depois de anos a lutar contra os botões, a Apple anda a adicionar botões, ou a mudar a forma como estes funcionam num smartphone. É por isso que tivemos a adição do Action Button no ano passado, e agora tivemos também a adição do Camera Control.
Dito tudo isto, o Camera Control, como o nome indica, serve para controlar a app de câmara de toda a gama iPhone.
Assim, permite abrir a câmara, controlar o zoom, mudar a forma como quer tirar a fotografia, entre muitas outras coisas. No fundo, o hardware até está bastante interessante e responsivo, naquilo que é um botão sensível ao toque, e à força que o utilizador faz.
Mas… Ninguém vai usar o botão para aquilo que a Apple quer.
Botão extra do iPhone 16 serve para quê? Não é para tirar fotos!
Portanto, como referi aqui, tenho um iPhone 16 Pro Max como smartphone do dia-a-dia para os próximos tempos, e como tal, já tive mais do que tempo para tentar adaptar-me ao novo botão de captura da Apple.
Porém, antes de dar a minha opinião, tendo de dizer que um botão dedicado para a fotografia num smartphone… Não é novidade! Outras fabricantes como a Sony Xperia já fizeram isto, e na realidade, vários smartphones atuais permitem tirar fotografias com os botões de volume.
Mas, antes de dizer que não serve para nada, é preciso dizer que o botão de controlo de câmara do iPhone é bastante mais evoluído que esses exemplos, ao ser sensível ao toque, e até a níveis de pressão. O problema é que a sua implementação, pelo menos até aqui, não foi a melhor.
Ou seja, no meu dia-a-dia, abro sempre a câmara com este botão, mas depois… É como se ele não existisse.
Afinal, além do facto de estar demasiado deslocado para o meio do dispositivo. Tirar fotografias não faz sentido, porque carregar no botão faz com que o mesmo trema, e isso pode estragar a fotografia. Além disso, mudar de modo, ou mudar o zoom, acaba por dar muito mais trabalho no botão, do que usar o ecrã do smartphone.
Em suma, uso o botão apenas e só para abrir a aplicação. Nada mais.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!