Bose no mundo das subscrições mensais? É feio!

Nos últimos tempos, temos visto muitas empresas de renome a optar pelo lançamento de subscrições mensais, ou anuais, de forma a terem mais algum dinheiro extra a entrar nos seus cofres.

Até aí tudo bem, uma empresa serve para fazer dinheiro, mas… Pedir dinheiro por funcionalidades base, que já existem no produto, só porque sim? Isso é feio.

Bose quer entrar no mundo das subscrições mensais, o problema é que vai pedir dinheiro aos utilizadores, por acesso a funcionalidades base…

Portanto, o que acha de pagar uma subscrição mensal para ter acesso ao tão desejado ANC nos seus auscultadores ou earbuds topo de gama? É que segundo as últimas novidades, a Bose está mesmo a considerar enredar por este caminho num futuro muito próximo.

Quem o afirma é a CEO da Bose (Lila Snyder), questionada num podcast muito recente focado na forma como a empresa tem agora de rivalizar com nomes estranhos como é a Google, Apple, ou Samsung, quando antigamente tinha apenas de se preocupar com marcas mais especializadas, como é o caso da Sennheiser ou Sony.

Um tema obviamente interessante, mas, verdade seja dita, o que realmente chamou a atenção, foi a abertura da possibilidade da Bose limitar o acesso a partes integrantes dos seus produtos, através de uma subscrição mensal.

Infelizmente, parece que tudo isto é uma estratégia muito similar à da BMW, que por sua vez está a pedir dinheiro todos os meses para ativar funcionalidades como o aquecimento dos bancos, ou aquecimento do volante, ou até da Mercedes, que decidiu pedir cerca de 1200€ anuais, na sua nova gama EQS, para desbloquear o modo desportivo mais potente. Ora leia:

“Será que há funcionalidades que nem todos querem ou precisam, mas têm mais valor para uma franja de utilizadores? É interessante pensar numa capacidade de ativar ou desativar estas funcionalidades ‘over-the-air’, dependendo do pagamento de uma subscrição mensal. Estamos a analisar a situação.”

Atenção! Na minha opinião, este molde não é inerentemente mau. Especialmente se a Bose, e outras marcas, decidirem vender os seus produtos mais baratos no ato da aquisição, para depois irem buscar o dinheiro extra na forma de uma subscrição.

Mas, limitar os produtos, que já trazem as funcionalidades de raiz, pedir o mesmo dinheiro, e ainda mais algum… É só horrível! Sendo algo que deve ser completamente espezinhados pelos consumidores. Como? É muito simples, basta deixar de comprar os produtos da fabricante e optar pelas rivais que não fazem isso.

Vamos esperar para descobrir o que vai sair daqui!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também