Ninguém está a salvo de ataques de ransomware. De facto, nem um dos maiores players no campo dos sistemas de áudio. Falo, claro, da Bose. Esta empresa sofreu um ataque de ransomware e de facto, não foi nada pequeno. Esta informação chegou através de uma notificação oficial e ao que parece tudo se deveu a um ataque muito sofisticado feito à Bose. Isto resultou na instalação de malware nos sistemas deste fabricante!
Bose foi alvo de um sofisticado ataque de ransomware!
Assim este ataque foi descoberto pela Bose no dia 7 de Março de 2021 e só agora foi tornado público.
Entretanto esta empresa contratou vários especialistas em segurança externos à empresa para se determinar quais os dados a que tiveram acesso e se ocorreu alguma fuga de informação.
Quando investigava este ataque de ransomware à sua rede, este fabricante de áudio descobriu que os criminosos conseguiram aceder à s informações pessoais de colaboradores. Esta descoberta ocorreu a 29 de Abril deste ano. Nelas estão também incluÃdas as informações de ex-colaboradores.
Entretanto a Bose não encontrou evidências de que esta informação tenha saÃdo para fora da empresa. Nem esta nem outras. Apesar disso, este fabricante confirmou que os atacantes conseguiram o acesso a um conjunto limitado de pastas.
A Bose tem estado muita atenta e não recebeu qualquer notificação, nem encontrou dados à venda ou disponÃveis em fóruns ilegais.
Já diz o ditado que casa roubada, trancas à porta. Assim foram tomadas várias medidas para se impedir ataques futuros como revela o site Bleeping Computer.
Assim adicionou-se uma proteção mais eficaz em endpoints e servidores para melhorar a proteção contra ataques futuros. Realizou-se também várias análises forenses. Isto para se perceber o que aconteceu. Também como prevenir futuros eventos. Claro que se bloqueou os ficheiros maliciosos utilizados no ataque. Do mesmo modo alterou-se as palavras-passe para todos os utilizadores. O mesmo com as chaves de acesso para todos os serviços. Todas as pessoas envolvidas no incidente estão notificadas.
Ou seja, num cenário complicado de um ataque ocorrido em Março, a Bose agiu muito bem. Lidou com rapidez com o ataquem, fechou as portas e notificou quem de direito.
Ninguém está a salvo e depois de um problema destes, importa ser-se rápido. Foi o que aconteceu com a Bose.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!