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Como é que a bomba de gasolina sabe que o depósito está cheio?

Quando está a encher o depósito de combustível é provável que já se tenha interrogado sobre uma questão comum. Como é que uma bomba de gasolina sabe quando deve parar? Este mecanismo já existe há muito tempo, por isso é seguro dizer que não há uma câmara em miniatura. O processo é puramente mecânico – e engenhoso. Dito isto, vamos desmistificar o mistério da bomba de combustível, tão comum entre condutores e passageiros.

Como é que a bomba de gasolina sabe que o depósito está cheio?

A magia por detrás da pistola de combustível

No coração desta tecnologia está no próprio bocal de combustível, que foi concebido com um sistema de válvula especial que detecta automaticamente quando o nível de combustível no depósito atinge a ponta do bocal.

Este sistema baseia-se no efeito Venturi, um princípio da dinâmica dos fluidos que ocorre quando um fluido passa por uma secção apertada de um tubo, provocando uma alteração na pressão do fluido. Acredite-se ou não, o efeito Venturi foi descoberto em 1797 por um físico italiano chamado Giovanni Venturi.

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Man fills up car with gas and pays with his smartphone

Como funcionam as bombas de combustível modernas

Perto da ponta do bocal da bomba de gasolina existe um pequeno orifício, e um pequeno tubo conduz do orifício para a pega. A sucção é aplicada a este tubo utilizando um Venturi.

Quando o depósito não está cheio, o ar aspira-se através do orifício pelo vácuo e flui facilmente. Quando a gasolina no depósito sobe o suficiente para bloquear o orifício, uma ligação mecânica na pega detecta a mudança na sucção e desliga o bocal.

Eis uma forma de pensar sobre isto: Tem um pequeno tubo com sucção numa extremidade e ar a fluir facilmente através do tubo. Se colocar a extremidade livre do tubo num copo de água, é necessária muito mais sucção, pelo que se desenvolve um vácuo no meio do tubo. Esse vácuo pode-se utilizar para acionar uma alavanca que corta o bocal.

Segurança e eficiência

Esta função de fecho automático é crucial por razões de segurança e ambientais. Evita o enchimento excessivo, que pode levar a derrames perigosos, à libertação de vapores nocivos para a atmosfera e ao desperdício de combustível.

Além disso, assegura que o processo de reabastecimento é eficiente e fácil de utilizar, permitindo que os condutores liguem a bomba e se afastem sem receio de encher demasiado o depósito. A menos que pretenda encher o depósito, nesse caso, aconselhamos a reconsiderar.

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Inovação contínua

A tecnologia por detrás das bombas de gasolina está em constante evolução, com os fabricantes a procurarem formas de tornar o abastecimento de combustível ainda mais seguro, mais eficiente e amigo do ambiente.

As inovações incluem mecanismos de fecho mais sensíveis. Também sistemas de recuperação de vapor para minimizar as emissões e até a monitorização sem fios do fluxo de combustível e dos níveis do depósito para otimizar ainda mais o processo de reabastecimento.

A função de fecho automático das bombas de gasolina é um excelente exemplo de como a engenharia sofisticada e a compreensão dos princípios físicos podem criar soluções que fazem parte do nosso quotidiano, mas que muitas vezes passam despercebidas.

Da próxima vez que estiver na estação de serviço, saberá exatamente como é que a bomba sabe quando deve parar. Isto graças à aplicação inteligente do efeito Venturi e a um sistema de resposta mecânica cuidadosamente concebido. Esta tecnologia não só torna as nossas vidas mais fáceis, como também contribui para um mundo mais seguro e mais sustentável. É então assim que a bomba de gasolina sabe quando o depósito está cheio.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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