As borrachas da máquina de lavar roupa é o primeiro local onde o bolor gosta de se acumular. Trata-se também um dos locais mais difíceis de o remover. No entanto, há uma coisa que vai tornar esta tarefa muito mais fácil.
O bolor é atraído para os vedantes das máquinas de lavar roupa. Isto porque é uma área que está constantemente húmida, especialmente se a máquina de lavar roupa não for arejada regularmente ou se forem utilizadas frequentemente lavagens a baixa temperatura, que podem não matar eficazmente os esporos de bolor.
Embora o vinagre possa, por vezes, funcionar por si só para remover o bolor, isto acontece raramente se tiver apanhado o bolor cedo e se houver apenas uma pequena quantidade de acumulação.
Se for esse o caso, prepare uma solução de limpeza misturando partes iguais de vinagre branco e água. Limpe depois a borracha com esta mistura para eliminar o bolor.
Bolor nas borrachas da máquina de lavar não tem de ser um problema
No entanto, para “bolores graves”, há outro artigo doméstico que precisa de utilizar antes de tirar o vinagre – a lixívia.
Entretanto não se esqueça de usar luvas e de garantir que a divisão é bem ventilada. Aplique a solução, deixe-a repousar durante 10 a 15 minutos e depois esfregue com uma escova antes de limpar com um pano húmido.
Depois de utilizar a lixívia, execute um ciclo de lavagem a quente a 60 graus com uma chávena de vinagre ou um produto de limpeza especializado para máquinas de lavar roupa para remover qualquer bolor e odores persistentes.
Entretanto uma vez terminado o ciclo, deixe a porta da máquina de lavar ligeiramente entreaberta para permitir que o vedante seque. Isto deve-se fazer após cada ciclo de lavagem.
Certifique-se também de que limpa as borrachas após algumas lavagens para remover quaisquer resíduos de água ou detergente.
Mais uma vez, efetuar um ciclo mensal de lavagem a quente com um produto de limpeza para máquinas de lavar roupa ajuda a evitar a acumulação de bolor.
A gaveta do dispensador
Ao limpar, para além das borrachas, preste especial atenção à gaveta do dispensador de sabão.
Abra manualmente o dispensador da máquina de lavar roupa para detergente. Desligue a ficha, retire completamente a gaveta e esfregue todos os resíduos de sabão/amaciador com uma escova. Depois limpe com vinagre para eliminar o crescimento de bolor.
Com a gaveta removida, passe para a caixa do dispensador. Para esfregar os resíduos na caixa, pode achar útil uma escova de lavar loiça de cabo comprido, juntamente com um detergente à base de água num dispensador de spray.
Certifique-se de que limpa tudo bem uma vez que este tem orifícios de pulverização de água que podem ficar obstruídos com o excesso de detergente, especialmente se utilizar sabão em pó. Uma vez limpo, uma rápida pulverização de vinagre ajuda a mantê-lo fresco.