Caso não saiba, existem neste momento 70 vacinas em desenvolvimento para exterminar o novo CoronavÃrus da face da Terra, todas elas com o apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS)! E na verdade, várias delas já estão a ser testadas em humanos, algo completamente impensável no normal processo de testes que este tipo de medicamento é sujeito… Ao fim ao cabo, como deve imaginar, uma vacina tem de ser capaz de eliminar o COVID-19, mas também tem de o conseguir fazer sem repercussões graves para o doente. É por isso que todos os especialistas e membros do Governo falam sempre em 12~18 meses, quando referenciam a chegada de uma vacina ao mercado.
Boas notÃcias! A Moderna anunciou planos para a segunda fase da vacina
No entanto, parece que algumas das vacinas em teste têm o potencial de quebrar novos recordes, chegando já no fim de 2020! Isto caso os reguladores aceitem o ‘Uso de Emergência’. Um destes casos é o esforço da Moderna, que já completou a fase 1 de testes em humanos, e já se prepara para a fase 2! (Cerca de 600 pacientes em teste)
Portanto, a primeira fase de testa da vacina mRNA-1273 começou a meio de Março com 45 voluntários (idades entre os 18~55 anos). Pois bem, algumas semanas depois, a empresa veio a público dizer que os resultados foram positivos, acrescentado que caso tudo corra bem, a vacina poderá ficar pronta para o já mencionado uso de emergência no final do presente ano de 2020. Ora leia o que o CEO da Moderna disse:
“Não é provável que uma vacina chegue ao mercado tradicional nos próximos 12~18 meses. Mas é possÃvel que consigamos ultrapassar algumas barreiras sob o uso de emergência, situação que possibilita o uso em algumas pessoas já no fim de 2020.”
Entretanto, a Moderna anunciou na passada segunda feira que já enviou à FDA todos os documentos necessários para continuar a investigação e testes.
Por isso, a segunda fase deverá começar em breve, algures no segundo trimestre do ano! Quando os 600 pacientes estiverem reunidos e tudo estiver definido. (Ou seja, quem recebe o medicamento e quem recebe o placebo.)
O teste deverá consistir na vacinação em duas doses, com uma distância de 28 dias na toma de cada dose, para posteriormente estes pacientes serem observados durante 12 meses.
Curiosamente, os resultados finais da fase 1 ainda não foram revelados publicamente! Contudo, já foram adicionadas mais pessoas aos testes, nomeadamente pessoas mais idosas.
Esta não é a única vacina com potencial, também existem outros dois produtos rivais provenientes da China e Inglaterra que até já revelaram resultados positivos em macacos! Oferecendo proteção prolongada contra uma possÃvel re-infecção. Estas vacinas estão ainda a passar pela fase 1 dos testes.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!