Com o mercado quase totalmente focado na mobilidade elétrica, a verdade é que ainda existem fabricantes que não estão totalmente confiantes nesse alegado ‘futuro’. Afinal de contas, além da Toyota, temos agora a BMW, que por sua vez já iniciou a produção de células de combustível (hidrogénio) para o seu novo modelo iX5.
Curiosamente, estas células de combustível são de produção Toyota, mas são montadas internamente pela BMW. Será o início de uma nova experiência?
Com toda a certeza que sim, sendo exatamente por isso que a BMW apenas irá produzir 100 unidades do iX5 Hydrogen, para perceber como tudo funciona, e claro, se tem pernas para andar dentro da gama da gigante Alemã.
Segundo o presidente da BMW, Oliver Zipse, os veículos a hidrogénio já estão suficientemente desenvolvidos para coexistir em conjunto com os modelos 100% elétricos.
“O hidrogênio tem um papel fundamental a desempenhar, no caminho para a neutralidade climática.”
Já em questão de números!
O BMW iX5 Hydrogen vai utilizar uma motorização híbrida com um total de 368 cv de potência, onde 167 cv são provenientes do sistema de células a hidrogénio. Segundo a empresa o seu sistema de células de combustível encontra-se num nível de eficiente muito alto, apos inúmeros anos de pesquisa.
Para terminar, saiba que os 100 carros produzidos pelas BMW do iX5 Hyrdrogen serão entregues a pilotos de teste nos EUA, Japão, Europa, China e Coeria do Sul. Assim sendo, o objetivo são os testes numa utilização cotidiana, em vários mercados diferentes. Contudo, será que o produto final vai mesmo rivalizar os carros 100% elétricos?
Ademais, o que pensa sobrem o hidrogênio e o futuro automóvel? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!