BMCar Online – Um concessionário completamente virtual?

Atualmente, é completamente normal comprar uma série de produtos nos mais variados marketplaces online! Como são a Worten, a Fnac, a Amazon, a Gearbest, a Banggood,ou até o Aliexpress, etc…

Afinal de contas, temos muitos modelos de produtos em stock, e talvez mais importante que tudo isto, o pagamento é rápido e facilitado, e até a entrega não tem nada que saber. É basicamente pagar e receber o produto em casa alguns dias depois!

Pois bem… E se fosse possível fazer exatamente a mesma coisa com um carro?



BMCar Online – Um concessionário completamente virtual?

Portanto, hoje tivemos a oportunidade de entrevistar José Senra, um dos responsáveis pelo projeto BMCar Online, uma plataforma que aproveitou a pandemia de COVID-19 do ano passado, para se transformar naquilo que pode muito bem ser o futuro da compra de um veículo de 4 ou 2 rodas.

Entretanto, se por ventura não conhece a BMCar, estamos a falar de um grupo automóvel da zona Norte de Portugal Continental, que representa as muito conhecidas BMW e Mini e que tem um serviço diferenciado da concorrência, que dá pelo nome de BMcar Online.

BMCar Online? O que é isto?

Estamos a falar de um concessionário virtual, onde imagine só, pode comprar um carro em menos de 3 minutos. Aliás, o José até nos contou uma história muito interessante! 

Afinal de contas, a gerência desafiou todos os empregados a tentar comprar um carro no novo sistema online em menos de 3 minutos. (Com um prémio para quem fosse mais rápido.)

De forma bem curiosa, o funcionário mais rápido demorou pouco mais de 2 minutos, e das 200 pessoas dentro do desafio, quase todas foram capazes de ficar abaixo da marca dos 3 minutos.

Achou interessante? Pois bem, para ter noção de como tudo isto funciona, o processo divide-se em 3 momentos:

  • Configurar: Basicamente dizemos à plataforma onde está o nosso orçamento e que tipo de carro queremos. (Aqui até pode incluir a retoma do seu carro atual, introduzindo a matricula do mesmo, o cálculo é feito automaticamente).

  • Escolha: Depois da configuração, a própria plataforma é capaz de pegar nas suas opções para lhe sugerir uma série de veículos dentro dos parâmetros.

  • Checkout: Por fim, com o veículo escolhido. É levado para uma página com todos os detalhes do carro (ou mota), forma de pagamento. E é ainda presenteado com a hipótese de falar com um funcionário da BMCar para dissipar todas as dúvidas acerca da transação.

Em suma, o sistema não é muito diferente das muitas lojas online do mercado! Sendo na sua génese, extremamente simples e rápido. Algo crítico para o mundo online.

Comprar um carro online? Isto faz sentido?

Pois bem, como deve saber, o ano passado foi um ano pandêmico, em que todos nós tivemos de aprender a lidar com o “novo normal” (odeio dizer isto). Contudo, apesar de todas as dificuldades inerentes, 2020 foi também o melhor ano de sempre para a BMCar.

Claro que essa marca não se deve apenas ao BMCar Online. Contudo, é inegável que o lançamento desta plataforma ajudou a empresa a ficar mais perto dos consumidores! Algo essencial para os resultados fenomenais do ano de 2020, um ano pandémico sem igual.

Além disto, a compra não tem de ser apenas e só online, pode existir uma mistura das duas componentes. Ou seja, pode “comprar” o carro Online, e posteriormente lidar com um agente da BMCar no stand propriamente dito, e claro, o contrário também é possível.

Curiosamente, a componente online também retira algumas das barreiras que o tema “compra de um carro novo” traz para cima da mesa.

Prova disso é mesmo a percentagem de mulheres que aderiram ao serviço, visto que a divisão se encontra em 54% – Homens e 46% – Mulheres.

Conclusão

Muito resumidamente, a empresa reinventou-se numa das alturas mais complicadas da indústria automóvel, ao mesmo tempo que recusou meter toda a força trabalhadora em Lay-Off. E ainda bem, visto que o esforço trouxe os seus frutos.

Segundo José Senra, a BMCar quer melhorar ainda mais em 2021. Para claro está, conseguir ter um resultado superior ao do ano passado.

Quanto ao sistema online, o objetivo é agora trazer mais funcionalidades para a plataforma, com mais escolha (motas e carros clássicos), componentes de suporte pós-venda, entre outras coisas. Afinal de contas, no mundo online, nunca nada está finalizado, e a BMCar sabe disto melhor do que ninguém.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também