Bluetooth 6 é uma realidade. Quando chega ao mercado?

O Bluetooth é uma tecnologia extremamente importante para o nosso dia-a-dia, porém, em alguns aspetos, é também algo cada vez mais limitativo para os produtos que tanta falta nos fazem. É exatamente por isso que temos de prestar alguma atenção à nova versão do padrão, agora Bluetooth 6.

Bluetooth 6 é uma realidade. Quando chega ao mercado?

bluetooth

Portanto, o Bluetooth 6 acabou de ser anunciado. Dito isto, se porventura esperava melhorias na largura de banda para earbuds e auscultadores sem fios, este não é de todo o foco da versão 6.0 do “dente azul”.

Pois bem, é provável que o Bluetooth 5.0 ainda se sinta como uma novidade, mas o seu lançamento aconteceu em 2016, e como tal, é seu dever atualizar-se um pouco.

Assim, depois de várias pequenas atualizações, está na hora de algo em grande.

Estas são as novidades principais:

  • Bluetooth Channel Sounding: Permite determinar a direção e o alcance entre dois dispositivos Bluetooth. Por outras palavras, o Bluetooth pode funcionar de forma muito semelhante à UWB no que diz respeito à determinação da localização de dispositivos Bluetooth.
  • Decision-Based Advertising Filtering: Isto deverá tornar mais rápida a pesquisa e a localização de determinados dispositivos Bluetooth. Isto porque o seu dispositivo pode encontrar um outro aparelho no canal primário e utilizar essa informação para determinar o que procurar num canal secundário.
  • Monitoring Advertisers: Melhoria da eficiência dos dispositivos principais Bluetooth, fazendo com que não enviem vários pacotes “estou aqui!” para os outros aparelhos ligados.
  • ISOAL Enhancement: melhora a latência e a fiabilidade especificamente para dispositivos que utilizam a camada de adaptação isócrona.
  • LL Extended Feature Set: Os dispositivos Bluetooth LE (Low Energy) são atualmente capazes de trocar informações que indicam quais as funcionalidades da camada de ligação que cada um suporta. Agora que o Bluetooth LE cresceu, tornou-se necessário alargar a lista para suportar ainda mais funcionalidades.
  • Frame Space Update: permite que os eventos de ligação tenham um espaçamento variável em vez de um espaçamento fixo de 150 microssegundos. Um espaçamento mais curto pode melhorar o débito de coisas como dispositivos LE Audio, monitorizadores de treino, download de actualizações de firmware, etc…

Em suma, a grande novidade está na melhoria das funcionalidades base do padrão. Ou seja, não vamos ter grandes melhorias de performance no dia-a-dia. Porém, a qualidade da ligação vai ser mais consistente, de maior qualidade, e com menor ruído.

Além disso, tudo indica que vai ser muito mais fácil encontrar dispositivos perdidos a partir de funcionalidades “Find My”, graças à funcionalidade “Bluetooth Channel Sounding”.

Quando chega? Provavelmente a partir do segundo semestre de 2025. Ou seja, os novos iPhone 17 podem chegar ao mercado com a nova tecnologia. Mas, é provável que esta só seja massificada em 2026.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também