Alguns bloqueadores de anúncios vão acabar no Chrome

O Google Chrome é uma das primeiras coisas que instalamos num computador novo. Para além disso é também a opção da maioria das pessoas nos smartphones Android e não só. No entanto, há uma novidade a caminho que poderá ter algum impacto nesta utilização. Ou então não. Seja como for a verdade é que em breve alguns bloqueadores de anúncios vão acabar no Chrome.

Alguns bloqueadores de anúncios vão acabar no Chrome

No ano passado, a Google anunciou planos para descontinuar as extensões Manifest V2 em favor da V3, concebida para proporcionar aos utilizadores uma experiência mais polida (via Bleeping Computer). Desde 3 de junho, a Google começou a lançar um aviso que acompanha todas as extensões Manifest V2. Assim diz que em breve deixarão de funcionar nas versões estável, dev e Canary do browser. O aviso está agora a aplicar-se no Chrome 127, e os bloqueadores de anúncios que dependem do V2 também são vítimas.

uBlock

Explicando a causa deste aviso para todos os utilizadores do uBlock Origin, Raymond Hill, responsável pelo desenvolvimento e manutenção do projeto, afirmou que o uBlock Origin depende das definições da V2. É por isso que o Chrome está agora a mostrar um aviso e a sugerir que os utilizadores instalem outra extensão construída com a nova estrutura Manifest V3.

Se tem receio de abandonar o uBlock, Hill diz que pode perder algumas capacidades. No entanto a loja Web do Google Chrome já sugere a mudança para o uBlock Origin Lite, Ghostery ou Adblock Plus. O uBlock Origin Lite foi criado com uma abordagem compatível com o Manifesto V3, mas pode não ajudar com a filtragem por URL e outras funcionalidades, apesar dos melhores esforços do programador para garantir que as funcionalidades são mantidas da versão original.

Embora ignorar o aviso da Google não seja a melhor ideia, pode adiar a mudança para as extensões Manifest V3. O Chrome tem a opção de reativar temporariamente as versões V2 mais antigas. No entanto essa opção também desaparecerá em breve. No início do próximo ano, as extensões Manifest V3 serão as únicas a serem utilizadas.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também