A Samsung começou a lançar a versão mais recente da sua interface One UI 6 – em vários dispositivos, começando pelo seu topo de gama Galaxy S23. Baseado no Android 14, este novo software apresenta inúmeras funcionalidades, melhorias de desempenho e opções de personalização. Uma das grandes novidades é o bloqueador automático que chegou para dar ainda mais segurança aos telemóveis Samsung.
Bloqueador automático: telemóveis Samsung estão mais seguros!
A Samsung promove o Bloqueador Automático como uma ferramenta de segurança opcional que em breve estará disponível para todos os dispositivos Samsung elegíveis para a atualização do One UI 6. Na Leak já recebemos esta novidade e como verificámos bloqueia principalmente as atividades suspeitas e o acesso não autorizado ao seu dispositivo. A ferramenta inclui três funcionalidades principais: bloquear aplicações desconhecidas de fontes questionáveis durante a instalação, inspecionar regularmente as aplicações para detetar potenciais ameaças à segurança e impedir a execução de comandos maliciosos enviados para o telemóvel através de um cabo USB.
Para além das proteções existentes da Samsung contra aplicações maliciosas, o Bloqueador Automático funciona como uma medida de segurança adicional em tempo real. Assim garante que os utilizadores permanecem protegidos contra riscos de segurança emergentes sem necessitarem de uma gestão prática da segurança do seu dispositivo.
Um dos principais focos do deste sistema é a sua capacidade de impedir o carregamento externo de aplicações nocivas em dispositivos Samsung. Para os utilizadores experientes que optam por fazer o sideload de aplicações, a experiência permanece inalterada nos dispositivos que executam o One UI 6. Tudo porque esta função está desativada por defeito. A propósito de segurança das apps quando vamos ativar essa opção percebemos que esta novidade chega em parceria com a empresa de segurança McAfee.
Entretanto o Bloqueador Automático pode ser especialmente útil durante possíveis ataques de engenharia social, em que utilizadores inexperientes são levados a instalar uma aplicação maliciosa a partir de fontes não verificadas. A ferramenta também permite que os utilizadores se protejam de ataques de phishing. Para além disso bloqueia os tais comandos maliciosos enviados para o seu dispositivo através de um cabo USB. Esta funcionalidade pode ser particularmente útil para utilizadores inexperientes que desconhecem o perigo das tomadas de carregamento USB públicas.
Para além da nova ferramenta, a atualização do One UI 6 inclui uma melhoria significativa da funcionalidade de segurança das mensagens, anunciada há alguns meses.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!