O Google Fotos é talvez a melhor aplicação de galeria no Android e até no iPhone. Isto porque representa a forma mais simples de fazer cópias de segurança das suas imagens. No entanto, como qualquer serviço, não é infalível. As coisas podem correr mal e por isso deve ter alguns cuidados. Assim vamos falar-lhe da regra 321 de que vai precisar se ficar bloqueado no Google Fotos.
Há sempre a possibilidade de um serviço não funcionar. Ou pode acidentalmente bloquear-se na sua conta, deixando os seus anos de memórias isolados e inacessíveis. Para além disso a Google reserva-se o direito de “encerrar uma conta em qualquer altura, por qualquer motivo, com ou sem aviso prévio”
Para atenuar estes problemas, é essencial apoiar-se em serviços e suportes de dados para além de um único serviço, como o Google Fotos, para manter as suas fotografias e vídeos seguros.
Uma regra que o pode ajudar
Há uma forma infalível de garantir que os seus dados estão sempre seguros e acessíveis em caso de desastre. Chama-se regra 321. Isto significa que se devem criar 3 cópias dos dados no total.
- 2 cópias devem ser feitas em suportes diferentes
- 1 cópia deve ser mantida fora do local
Para muitos, o Google Fotos será a cópia de segurança externa. A facilidade com que as suas imagens se carregam para o serviço fazem dele um primeiro passo para a criação de cópias de segurança. No entanto, as outras duas cópias e suportes podem ser interpretados. De certa forma, o seu smartphone pode alojar uma das duas cópias, enquanto os outros suportes podem ser tão simples como um disco rígido externo, SSD, NAS, um servidor remoto ou um serviço de cópia de segurança secundário como o Amazon Photos.
A vantagem da regra de cópia de segurança 321 é que pode adaptá-la para melhor se adequar às suas necessidades e limitações.
Como está a armazenar imagens e não dados em constante mudança pode até utilizar suportes muito mais económicos.
A quantidade de armazenamento
Naturalmente, a quantidade de armazenamento de que necessita depende do número de imagens e vídeos que tem armazenados no Google Fotos. No entanto, muitos utilizadores do Google Fotos não devem necessitar de mais de 1 TB de armazenamento externo.
Esta regra também permite rever as imagens que são importantes , eliminando as fotografias em excesso antes de fazer cópias de segurança das imagens verdadeiramente importantes.
Seja como for esta regra é realmente importante se for bloqueado no Google Fotos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!