BitTorrent em perigo devido a estúdios de cinema. Fim da pirataria?

O jogo da pirataria está a mudar e as empresas responsáveis pela indústria cinematográfica querem atacar o problema pela base. Já se fecharam sites e outros sistemas, tudo com o intuito de acabar com as violações de direitos de autor. No entanto, nada parece ter resultado muito bem. Apesar do cerco estar a aumentar e das notificações estarem a chegar aos prevaricadores as VPN ainda permitem utilizar alguns sistemas com uma relativa segurança. É por esse motivo que a indústria cinematográfica resolveu agir de outra maneira. Assim está a querer chegar a acordo com empresas que disponibilizam serviços VPN para bloquearem o tráfego BitTorrent.

BitTorrent em perigo devido a estúdios de cinema. Fim da pirataria?

Para começar a empresa TorGuard chegou a um acordo legal este mês com mais de duas dúzias de estúdios que queriam processar esta empresa por encorajar a pirataria e as violações de direitos de autor. Como resultado isto o tráfego BitTorrent foi bloqueado.

bittorrent pirataria

No ano passado, mais de 24 empresas cinematográficas processaram a TorGuard pelo facto desta empresa não manter registos de tudo o que é descarregado pelos utilizadores. Isto, segundo eles, encoraja a pirataria online.

Mas não é a primeira vez que isto acontece com uma empresa de VPN

É que anteriormente já tinham sido pedidos 10 milhões de dólares por perdas e danos. Isto a outra empresa de VPN que não guarda registos, a LiquidVPN.

O site BleepingComputer teve acesso aos documentos de tribunal, e constatou que tanto a TorGuard como a VPNetworks chegaram a um acordo para o bloqueio de torrents.

Escusado será dizer que isto é o princípio de uma estratégia que poderá dar frutos e abanar o mundo da pirataria.

Claro que haverão sempre outras formas de contornar este problema. Seja como for, esta luta contra a pirataria em que se atacam os alicerces em vez de se ir propriamente atrás dos utilizadores poderá dar mais frutos.

O que acha disto? Poderá ser esta a grande arma contra a pirataria?

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Siga-nos no Google Notícias

Artigos relacionados