A Bitcoin, apesar de uma período um pouco mais conturbado agora, tem estado a subir de valor de forma muito consistente ao longo do último ano/ano e meio. Mas, ao que tudo indica, a subida realmente importante ainda está por acontecer.
Tudo se deve ao quarto “halving”. Já aconteceu!
Bitcoin: Halving chegou! Especialistas esperam crescimento de 200%
Portanto, caso não saiba, os halvings periódicos da Bitcoin são um evento completamente normal, que faz parte do ciclo de vida da critpomoeda, mas, ainda assim, é também um dos eventos mais esperados e perturbadores da moeda. Porquê? É uma desinflação que agita toda a rede de mining, e claro, as expectativas de ganhos para os próximos meses.
O que é um Halving?
- O halving reduz a oferta de novas bitcoins qno mercado, o que pode potencialmente levar à valorização do preço se a procura se mantiver constante ou aumentar.
- Aproximadamente a cada quatro anos, o número total de bitcoins que os miners podem ganhar é reduzido por metade. Mais concretamente, em 2009, o sistema recompensava miners com 50 BTC a cada 10 minutos. Três halvings depois, a quantidade foi reduzida para 6,25 BTC a cada 10 minutos. A partir de agora (2024), a recompensa cai para 3,125 BTC.
- O processo termina quando o número de BTC em circulação atingir 21 milhões. Em 2140.
Halving = Crescimento?
Não é certo, porém, nos últimos 3 (e únicos) halvings, a moeda valorizou entre 200 e 1000%. Ou seja, se tudo correr bem, a Bitcoin vai dar um salto para um valor entre os 190 mil euros e 700 mil euros.
A expetativa é que isto aconteça nos próximos 12 a 18 meses.
Porém, com os ETFs à mistura, o mercado não é igual, por isso, o crescimento pode ser até mais bombástico.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!