Bitcoin a crescer, mas existe medo à volta das criptomoedas

Caso não saiba, após alguns maus momentos, a Bitcoin já valorizou cerca de 75% em 2023, algo que levou ao investimento de vários interessados na ‘velha’ moeda virtual que comanda todo este mercado. No entanto, apesar do crescimento da Bitcoin, o panorama geral das criptomoedas não parece muito saudável.

Será que a atual loucura pelo IA mudou o foco? O que vai acontecer?

Bitcoin a crescer, mas existe medo à volta das criptomoedas

Bitcoin

Portanto, apesar da valorização da Bitcoin na primeira metade de 2023, a verdade é que o número de transações está francamente mais fraco face aos anos anteriores. Afinal, se formos olhar para os números da Coinbase, uma das maiores plataformas focadas em moedas virtuais, o volume de transações no segundo trimestre do ano foi 70% mais baixo face ao período homólogo de 2022.

Porquê? Segundo a Coinbase, esta queda no volume deve-se ao facto de a capitalização de mercado estar a cair ano após ano. Afinal, o enquanto Market Cap era de 2.26 triliões em Abril de 2022, o mesmo caiu para baixo de 1 trilião no início de 2023.

Curiosamente, parte deste receio à volta das moedas virtuais também se deve a uma queda na volatilidade das mesmas. Muitas moedas estabilizar após uma subida interessante no início do ano, e assim se têm mantido. O que significa isto? Menos oportunidades para comprar barato e vender caro.

Segundo muitos especialistas, apesar do aumento no início do ano, e de várias moedas ainda estarem a um valor incrível para quem entrou na “cena” há alguns anos atrás. Estamos num “crypto winter”. Algo que se deve ao que aconteceu à TerraUSD e Luna há alguns meses atrás, isto sem nunca esquecer o desaparecimento da plataforma FTX no ano passado, ou o falhanço dos NFTs.

Entretanto, já há quem diga que as criptomoedas estão mortas. Mas será esse o caso? Várias empresas focadas no mining já desistiram desta prática para apostar no IA. Será uma mudança de paradigma, ou é mesmo só um “inverno” que teima em não terminar?

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também