Em breve, a Microsoft permitirá que os utilizadores do Windows 11 no Espaço Económico Europeu (EEE) desativem a pesquisa na Internet via Bing. Também que removam o Microsoft Edge e até adicionem fornecedores de pesquisa na Web personalizados. Até poderá ser o Google, se estiver disposto a configurar isto na interface de pesquisa do Windows.
Na Europa vai poder dizer adeus ao Bing no Windows 11 e não só!
Todas estas alterações ao Windows 11 fazem parte dos ajustes fundamentais que a Microsoft tem de fazer ao seu sistema operativo para cumprir a Lei dos Mercados Digitais da Comissão Europeia. Lembramos que entra em vigor em março de 2024. A Microsoft terá de cumprir uma série de regras de interoperabilidade e concorrência. Nelas inclui-se permitir que os utilizadores “desinstalem facilmente aplicações pré-instaladas ou alterem as definições predefinidas nos sistemas operativos, assistentes virtuais ou navegadores Web que os orientam para os produtos e serviços do guardião e fornecem ecrãs de escolha para serviços essenciais”.
Para além de marcar claramente quais as aplicações que são componentes do sistema no Windows 11, a Microsoft também está a responder adicionando a capacidade de desinstalar algumas aplicações. Assim são elas, a Câmara, Cortana, Pesquisa Web do Microsoft Bing,
Microsoft Edge e Fotos.
Apenas os utilizadores do Windows 11 na Europa poderão remover totalmente o Microsoft Edge.
Também a pesquisa Web do Bing da Pesquisa do Windows. A Microsoft poderia facilmente alargar esta possibilidade a todos os utilizadores do Windows 11. No entanto está a limitar esta funcionalidade extra aos mercados europeus para cumprir as regras como assinala o TheVerge.
Assim nos mercados europeus – que incluem os países da UE e também a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega – os utilizadores do Windows 11 também terão acesso a novas funcionalidades de interoperabilidade para feeds no painel Windows Widgets e pesquisa na Web.
Entretanto a Microsoft está a começar a testar estas novas alterações ao Windows 11 na versão Release Preview do sistema operativo. Depois deverá chegar a todos numa versão posterior. Ambos os sistemas operativos serão atualizados para estarem em conformidade com a Lei dos Mercados Digitais da UE até 6 de março de 2024.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!