Bill Gates: IA pode decidir que humanos são uma ameaça!

A inteligência artificial já é capaz de grandes coisas. No entanto algumas delas podem ser perigosas. É por esse motivo que de acordo com Bill Gates, os governos devem dar especial atenção a isto e sobretudo controlarem o desenvolvimento de robôs impedir que forças “malignas” tentem governar o mundo.

Bill Gates: IA pode decidir que humanos são uma ameaça!

Como relata o site Daily Star, o cofundador da Microsoft disse estar “excitado” e “inspirado” pelos avanços na inteligência artificial que se usados para o “bem” podem impulsionar a educação, os cuidados de saúde, os negócios e muitas outras coisas reduzindo ao mesmo tempo a desigualdade global e a pobreza.

Mas se as formas de inteligência artificial caíssem nas mãos erradas, poderiam ser manipuladas por vilões da vida real.

Para além disso, máquinas superinteligentes e sem controlo poderão decidir por si próprias  que “os humanos são uma ameaça”. Quem já viu o filme Terminator poderá imaginar como isto acaba.

Bill Gates é a mais recente personalidade a alertar para os perigos da IA depois do diretor do filme Exterminador Implacável, James Cameron, ter afirmado que os robôs já nos podem estar a controlar.

De acordo com Bill Gates e como acontece com a “maioria das invenções, a inteligência artificial pode ser usada para bons fins ou para fins maliciosos”. Dito isto, os governos precisam de trabalhar com o sector privado em formas de limitar os riscos.

“Depois há a possibilidade de os sistemas de inteligência artificial ficarem fora de controlo”. 

“Poderá uma máquina decidir que os seres humanos são uma ameaça, concluir que os seus interesses são diferentes dos nossos, ou simplesmente deixar de se preocupar connosco?”

Bill refere que alguns sistemas de inteligência artificial pensarão tão rapidamente que os cérebros humanos “funcionarão ao ritmo de caracol”.

“Será capaz de fazer tudo o que um cérebro humano faz, mas sem quaisquer limites práticos”.

No entanto o cofundador da Microsoft também chamou ao desenvolvimento “excitante” e destacou o bem que ele pode fazer.

“Esta nova tecnologia pode ajudar as pessoas em todo o  mundo a melhorarem as suas vidas.”

“Ao mesmo tempo, o mundo precisa de estabelecer as regras para que quaisquer desvantagens da inteligência artificial sejam de longe compensadas pelos seus benefícios. Também para que todos possam usufruir desses benefícios. Não importa onde vivam ou quanto dinheiro tenham”.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também