Já todos nós estamos habituados às taxas e taxinhas em Portugal, mas… Já reparou no valor absurdo que anda a ser cobrado por alguns dos serviços de Bilheteira Online (e-Ticket) mais populares em Portugal?
Pessoalmente, nem costumo comprar muitos bilhetes online, mas hoje decidi comprar 2 bilhetes para o Evil Live de 2024, cada um a 65€. Porém, em vez dos esperados 130€, acabei por pagar 139.95€. Porquê? Custos de operação! O que é isto? Excelente questão!
De forma muito resumida, cada bilhete custou-me 70€ e não os originais 65€. O que por sua vez significa que paguei mais 7~8% face ao valor esperado.
Isto é interessante, porque faz todo o sentido descobrir o que são estes custos de operação numa operação 100% online. Será que os servidores são forrados a ouro?
Bilhetes Online: Custos de Operação… O que é isto?
Pois bem, além do valor da operação ser completamente desproporcional ao serviço prestado, a forma como o valor é cobrado é também… Feia.
Assim, apesar de algumas menções de que o valor vai ser adicionado ao longo do processo de aquisição de bilhetes, nunca fica muito claro quanto é afinal o valor final da transação. Aliás, o consumidor menos atento só vai perceber o valor real na última etapa do pagamento, ou então apenas na fatura quando a transação estiver concluída.
É inegável que fica a sensação de que o valor é cobrado de má fé. Afinal, ao ser tão significativo, o custo do bilhete nunca é o que está exposto nos materiais de marketing, ou até na própria loja da plataforma quando os seleciona.
O que são os custos de operação?
Portanto, segundo o site da Ticketline (plataforma utilizada neste exemplo), os custos de operação são um acréscimo ao valor total (+ IVA à taxa legal), que depence do evento escolhido pelo cliente.
- Estes custos aplicam-se a todas as compras efetuadas na plataforma.
No fundo, estamos a pagar pelo sistema de processamento bem como a comissão da plataforma.
Curiosamente, na eventualidade do evento ser cancelado ou adiado, os custos de operação não são devolvidos. Afinal, se o serviço foi prestado com sucesso, este não pode, ou não deve ser reembolsável. (Link)
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Já passou por esta situação? Achou normal? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!