BiciZen: o Waze das bicicletas chegou ao Android e iOS

Quem se considera um ciclista, sobretudo urbano, tem mesmo de utilizar a mais recente aplicação que consegue fazer milagres por quem anda a pedalar na estrada. Quase que arriscaríamos a dizer que tem o espírito do Waze, uma vez que é uma app bastante colaborativa, mas tem ainda mais funcionalidades. Assim vamos explicar-lhe tudo o que pode fazer com a BiciZen.

BiciZen: o Waze das bicicletas chegou ao Android e iOS

O objetivo principal desta app é dar poder aos ciclistas. Assim permite partilhar informações sobre estacionamento de bicicletas, roubo, segurança, conflitos com outros utentes da estrada e obstruções nas ciclovias. Além disso, a aplicação permite que os utilizadores sugiram melhorias nas infraestruturas de ciclismo. Também que relatem experiências de ciclismo positivas, promovendo uma comunidade ciclista forte.

As coisas começaram bem mas temos assistido a um declínio da bicicleta

Ao participarem na BiciZen, apontam os autores da plataforma, os utilizadores contribuem para um diálogo mais amplo sobre o futuro das infraestruturas para bicicletas nas suas cidades. Também para um projeto de investigação mais vasto que pretende compreender os padrões e problemas relacionados com o ciclismo urbano. A informação e o conhecimento produzido permitirão capacitar a ação dos cidadãos e das instituições (municípios, comunidades intermunicipais, autoridades) na formulação de políticas de promoção da mobilidade ciclável mais adequadas. Os dados recolhidos na plataforma BiciZen oferecem um registo de incidentes. Também de eventos e comentários sobre ciclismo. Depois serão disponibilizados à comunidade, podendo assim ser consultados e utilizados por todos, incluindo ativistas, planeadores urbanos e investigadores.

A aplicação BiciZen está agora disponível nas plataformas iOS e Android.

A BiciZen chega através de uma colaboração de investigação entre cinco universidades do Consórcio Europeu de Universidades Inovadoras (ECIU), financiada pelo programa-piloto ECIU SMART-ER Citizen Science. Coordenado pelo Instituto de Ciências e Tecnologias Ambientais da Universidade Autónoma de Barcelona (ICTA-UAB), o grupo de trabalho contou ainda com investigadores da Universidade da Cidade de Dublin, da Universidade de Tampere, da Universidade de Twente e da UA.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também