Baterias vitalícias? Parece que sim, num futuro próximo

O problema a sério das baterias de iões de lítio não está na sua falta de capacidade, ou complexidade na parte da produção, está sim no facto que em cada vez que a utiliza, ela perde um pouco da sua ‘saúde’. Ou seja, todas as baterias têm um prazo de validade, e infelizmente, como se isso não fosse suficiente, a reciclagem deste tipo de componente ainda tem muito que evoluir para tornar a produção de baterias algo consistente e amigo do ambiente.

Dito tudo isto, tudo o que é tecnologia evolui ao longo do tempo, e como é óbvio, este também é o caso no mundo das baterias. O que acha de baterias Sólidas que não perdem capacidade ao longo do seu ciclo de vida?

Baterias vitalícias? Parece que sim, num futuro próximo

Portanto, investigadores da University of New South Wales (Austrália), num esforço conjunto com a universidade de Yokohama no Japão, foram capazes de descobrir um novo tipo de eletrodo positivo, que pode dar origem a baterias sólidas com uma durabilidade e resiliência simplesmente incrível.

Para ter noção, enquanto numa bateria ‘tradicional’, podemos ver danos irreversíveis na célula após carregamentos repetitivos. Neste novo tipo de bateria, a equipa foi capaz de carregar uma célula de 300mAh ao longo de centenas de carregamentos seguidos, sem degradação visível.

Estamos a falar de pelo menos 400 ciclos de carga/descarga sem impacto na capacidade total da bateria. Uma revolução que pode mudar todo o mundo tecnológico, e na verdade, também o mundo automóvel.

Em suma… A pergunta do milhão de euros! Quando é que vamos ver isto no mercado?

Ainda é cedo para dizer, a equipa quer fazer mais testes, mas existem planos para criar algo fácil de produzir, em massa, nos próximos anos.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Pode mudar o mercado? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também