Já muito se falou acerca das Baterias “Solid State”, que são o futuro dos telemóveis, portáteis, tablets, smartwatches, e claro, os carros elétricos. Mas verdade seja dita… Ainda estão muito longe de ser uma realidade no mercado propriamente dito.
Dito isto, apesar de ainda estarmos a alguns anos de qualquer implementação ‘decente’, as fabricantes estão obviamente numa corrida desenfreada para perceber quem vai ser a primeira a ter o primeiro carro elétrico com baterias Solid State.
Afinal de contas, estamos a falar de um aumento dramático na densidade! Mas também na segurança no uso destas células. Isto em comparação com os tradicionais designs de iões de lítio.
Baterias sólidas ‘3D Printed’ podem ser o futuro dos carros elétricos
Portanto, para conseguirem ser as primeiras, as fabricantes auto estão a investir forte e feio em empresas como a Solid Power, Sakuu, etc… De forma a desenvolver técnicas que melhoram os atuais designs. Ou então, têm como base tecnologias completamente novas com imenso potencial.
Entretanto, segundo um estudo do MIT, as baterias estão agora 97% mais baratas, relativamente ao seu preço original de lançamento. Além disso, a capacidade de produção está a aumentar de forma massiva, com vários especialistas a afirmar que até 2025, vamos andar a produzir o triplo das baterias, isto enquanto o preço por kWh também desce de forma muito agressiva (<100$).
Em suma, com os preços das baterias a ficarem mais apelativos, e com a tecnologia em constante evolução, as fabricantes automóveis estão cada vez mais interessadas na mobilidade elétrica. E ainda bem!
Dito tudo isto, quando apareceu uma nova tecnologia da Sakuu, na forma de uma bateria solid state de ‘lithium-metal’, várias fabricantes saltaram logo para o barco do investimento. Afinal de contas, é uma novidade que não só oferece mais segurança, como também mais densidades de bateria. E claro, como se isto não fosse suficiente, carregamento mais rápidos e menos detrimentais para a saúda da bateria.
Para ter noção da evolução, estamos a falar de baterias com metade do tamanho, um terço do peso, e uma densidade 25% superior (dependendo do caso).
Inicialmente, vamos ter baterias de capacidades super baixas… Mas ainda assim, é um excelente início, e um ótimo indicador para o mundo automóvel.
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