Só terá baterias para o seu veículo elétrico se a China quiser!

Se pensar nos maiores fabricantes de baterias para veículos elétricos consegue adivinhar de que país são? Pois bem, o mercado de baterias para veículos eléctricos (VE) é dominado por fornecedores chineses. Aliás basta olhar-se para estudos de mercado de 2023 e início de 2024 e percebe-se de imediato que seis dos 10 principais fabricantes são da China. Aliás mais de dois terços da capacidade mundial de baterias para veículos eléctricos em 2023 foi fornecida por fabricantes chineses. Entretanto em 2024, outro relatório conclui que já quase dois terços foram fornecidos por eles. O que é tão interessante é que mais de um terço dessa capacidade é feita por uma única empresa chinesa – a CATL, que monopolizou 35% e 37,7% do mercado nos mesmos dois períodos, respetivamente.

Só terá baterias para o seu veículo elétrico se a China quiser!

Na verdade, o domínio da China no fabrico de baterias está atualmente em todas as baterias de íon-lítio (LiBs). Em 2023, as baterias de VE representaram mais de 70% do total de remessas de LiB, de acordo com a TrendForce. Mais de 75% das LiBs expedidas em 2023 pertencem a empresas chinesas. A Counterpoint Research também revela que o crescimento do mercado de baterias excedeu o das vendas de veículos elétricos em 2023, em 44% ano a ano em comparação com 38% ano a ano do ano anterior.

Mas a China também domina nos veículos elétricos

Para além de ser o principal fabricante de baterias, a China tem também quatro dos 10 principais fabricantes de veículos eléctricos do mundo. São elas a BYD (também o segundo maior fabricante de baterias para veículos eléctricos), a Geely, a SAIC e a Changan. É também o principal mercado de veículos eléctricos. Ou seja, com mais do dobro das entregas de veículos eléctricos (2,5 milhões) do que os seus concorrentes mais próximos – a Europa (0,957 milhões) e a América do Norte (500 000). Com os mercados globais de veículos eléctricos e de baterias de veículos eléctricos a crescerem a dois dígitos nos últimos dois anos, e com a expetativa de que esse crescimento continue, as empresas e os países que têm uma posição forte no fabrico farão toda a diferença.

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Atualmente, todos os 10 principais fabricantes de baterias estão sediados no hemisfério oriental. Excluindo as diferenças de tarifas e impostos, o fabrico local ajudará os fabricantes de automóveis a reduzir os custos (transferindo os benefícios para os consumidores) e a obter melhores margens de lucro. Esta é uma das razões pelas quais os veículos eléctricos chineses são tão competitivos em termos de preços, mesmo noutros mercados.

Baterias de estado sólido podem mudar esta realidade

No entanto, tudo isto pode mudar um pouco ao longo da próxima década. Prevê-se que a indústria mude para a tecnologia de baterias de estado sólido (ASSB). Assim espera-se que traga vários benefícios em relação à atual tecnologia de baterias de estado líquido utilizada nas baterias de iões de lítio. Estas vantagens incluem o facto de as baterias de estado sólido serem teoricamente menos propensas à combustão, oferecerem uma melhor adaptabilidade à temperatura, terem um processo de fabrico mais simples, bem como um limite de densidade de energia significativamente mais elevado – aumentando tanto a potência como a autonomia de um veículo elétrico.

Espera-se que a tecnologia ASSB chegue já em 2028. Isto com empresas como a Toyota, a Nissan, a Volkswagen (os testes iniciais da VW mostraram-se promissores) e a BMW a serem provavelmente os pioneiros. A tecnologia está em desenvolvimento por várias empresas em todo o mundo.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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