Baterias dos automóveis são universais e dão para qualquer um?

Poucas coisas podem ser mais frustrantes para um proprietário de automóvel do que uma bateria descarregada. Isto deve-se, em grande parte, à sensação de impotência que tende a acompanhar o facto de ficar encalhado sem um automóvel funcional. Especialmente se estiver num local mais isolado quando o motor não liga. Além disso, mesmo que esteja preparado e tenha um conjunto de cabos de bateria à mão na bagageira, não há qualquer garantia de que a bateria se alimente o suficiente para dar a partida. Ora isto leva-nos a uma questão. Se a bateria não funcionar e tiver de comprar uma, será que as baterias dos automóveis são universais e dão para qualquer um?

Baterias dos automóveis são universais e dão para qualquer um?

No mercado existem inúmeras marcas e modelos por onde escolher atualmente e não são assim tão complicadas de mudar. No entanto, terá de ter cuidado com a bateria que selecciona para o seu veículo. É que de facto não existe uma chamada bateria universal e equipar o seu carro com uma fonte de energia inadequada pode levar a mais problemas.

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Existe, naturalmente, uma grande semelhança entre a maioria das baterias de automóveis, que é o facto de serem geralmente configuradas para fornecer 12 volts de energia ao seu veículo. Embora os níveis de potência de saída sejam praticamente os mesmos de uma bateria para outra, as próprias baterias podem ser bastante diferentes. Isto é particularmente verdade hoje em dia, com muitos carros híbridos e eléctricos, camiões e SUVs a utilizarem baterias de iões de lítio como fonte de energia. Assim, se estiver a conduzir um automóvel híbrido ou elétrico alimentado por uma fonte de iões de lítio, é importante que compre uma dessas baterias quando chegar a altura de uma nova.

Quanto aos motores de combustão normais, estes tendem a funcionar com baterias SLI, que significa “arranque, iluminação e ignição”. Este rótulo é bastante auto-explicativo, uma vez que as baterias SLI são concebidas para fornecer energia para estas três funções primárias num veículo. Existe também a opção de ácido-chumbo. Mas para além dos designs alternativos, a saída de tensão destas baterias é praticamente a mesma em todos os casos. O tamanho real das baterias pode, no entanto, variar drasticamente. Dado que existe uma quantidade finita de espaço para uma bateria sob o capô, o tabuleiro que a mantém no lugar foi concebido para um tamanho específico.

Como escolher a bateria certa para o seu veículo

É evidente que o tamanho do seu veículo e do motor pode influenciar o tamanho da bateria necessária. Uma carrinha pick-up pode ter requisitos diferentes para arrancar e alimentar várias funcionalidades de entretenimento e segurança do que um pequeno desportivo. Sim, existem até diferentes tipos de ligação a considerar de uma bateria para outra.

Pode ser intimidante ter em conta toda esta informação, mas existem algumas formas seguras de garantir que compra a bateria correcta para o seu automóvel. A primeira, obviamente, o manual do proprietário que, provavelmente, continua intocado no porta-luvas desde o dia em que tirou o veículo do parque. Existe, de facto, uma secção inteira no manual do proprietário dedicada aos requisitos da bateria, que lhe indicará as especificações exactas do componente de que necessita para arrancar e fazer funcionar corretamente o veículo.

Da mesma forma, se comprou o carro, camião ou SUV novo, provavelmente a bateria debaixo do capô trata-se da mesma instalada pelo fabricante. Por isso, se quiser ter a certeza de que está a substituí-la pela bateria correcta, pode sempre comprar exatamente o mesmo modelo. Se tudo o resto falhar, também pode simplesmente procurar a ajuda de um profissional do sector automóvel.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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