O inchaço da bateria é um daqueles problemas inesperados que muitas vezes nos apanham desprevenidos. Se não for resolvido, pode causar danos graves ao seu dispositivo e constitui um risco para a segurança. Mas o que faz com que uma bateria inche?
Há muitas razões que provocam que uma bateria inche
Sobrecarga
Manter o seu dispositivo ligado à corrente depois de estar totalmente carregado e carregá-lo frequentemente a 100% são as principais causas do inchaço da bateria. Embora a maioria das baterias de iões de lítio deixem de consumir energia quando estão totalmente carregadas, uma fonte de alimentação contínua mantém a bateria a 100% durante longos períodos. Isto pode perturbar os processos químicos da bateria, libertando gases e provocando o seu inchaço.
Para evitar o carregamento excessivo, active a funcionalidade de “carregamento inteligente” do seu dispositivo, caso exista. Isto para limitar o carregamento a mais de 80%. Se esta opção não estiver disponível, monitorize o seu dispositivo durante o carregamento e desligue-o da tomada quando a bateria atingir cerca de 80-90%. Além disso, evite carregar durante a noite ou deixar o dispositivo com a carga completa durante longos períodos.
Descarga completa
Tal como a sobrecarga, a descarga profunda, ou seja, permitir que a carga de uma bateria desça demasiado também a pode danificar. Para evitar esta situação, não deixe que a carga desça abaixo dos 20%. Quando a bateria atingir este nível, ligue-a à corrente para a recarregar.
Temperaturas elevadas e humidade
As temperaturas elevadas aceleram as reacções químicas no interior da bateria. Liberta mais gases que aceleram a degradação e podem levar ao inchaço. Da mesma forma, altos níveis de humidade podem causar condensação entre os terminais, aumentando o risco de curto-circuito.
Para proteger a sua bateria, deve evitar expô-la a temperaturas extremas ou a uma humidade elevada. Mantenha-a afastada da luz solar direta, carregue-a em ambientes com temperatura e humidade equilibradas, utilize uma caixa ou cobertura à prova de água perto de fontes de água e coloque pacotes de gel de sílica na bolsa do dispositivo para absorver o excesso de humidade.
Danos físicos
Os danos físicos, como deixar cair a bateria ou submetê-la a impactos fortes, podem comprometer as suas camadas protectoras. Uma pressão excessiva pode romper o invólucro, expondo a bateria ao ar ou à humidade. Esta exposição pode perturbar reacções químicas, libertar gases ou ácidos perigosos e provocar curto-circuitos internos, levando a inchaços inesperados ou incêndios violentos.
Utilizar carregadores não originais
Carregar o seu dispositivo com um carregador de baixa qualidade ou contrafeito também pode levar ao inchaço da bateria. Estes carregadores fornecem frequentemente tensão e corrente inconsistentes ou excessivas, o que coloca uma tensão indevida na química interna da bateria. Com o tempo, isto pode danificar as células da bateria e acelerar o inchaço.