A bateria inchada de um telemóvel ou portátil pode explodir?

Normalmente os equipamentos que possuem uma bateria têm avisos na caixa. Especialmente quando são de iões de lítio. É que por norma são bastante delicadas. Por exemplo, as flutuações de temperatura podem ser um problema significativo. Para além disso, o manuseamento incorreto destes tipos de baterias pode fazer com que inche visivelmente, com um efeito potencial que pode variar entre o subtil e o parecer que a pilha foi enchida com uma bomba de pneus. Compreensivelmente, esta pode ser uma situação preocupante, tendo em conta todos os avisos que enfrentamos sobre as baterias de iões de lítio, por isso vamos ver como é perigoso e como lidar com isso. Seja como for e antes de qualquer outra coisa há uma questão que se impõe. Uma bateria inchada pode explodir?

Sim, elas podem explodir.

As baterias incham quando o excesso de corrente provoca uma acumulação de gás e calor. Se uma bateria inchada se perfurar, pode causar uma explosão. Se tiver uma bateria inchada, tem de a desligar o mais rapidamente possível. Também deve ser desligada de qualquer fonte de alimentação externa. Não importa se o dispositivo ainda está funcional, pois é efetivamente uma bomba-relógio.

carregar o smartphone até aos 80%

Se estiver a tratar da eliminação da bateria, tem de colocar cuidadosamente a bateria inchada num saco de contenção de fogo e fumo especializado em iões de lítio ou então num local fresco e seco ao ar livre, longe de baterias e outros objetos inflamáveis ou combustíveis. Não deite a bateria no lixo normal. Deve levar-se para um local que possa reciclar pilhas.

Entretanto tenha em atenção que também é possível detetar uma bateria inchada num dispositivo intacto e fechado. Talvez o ecrã tátil do seu telemóvel esteja a começar a ter uma textura mais arredondada ou existam fissuras inexplicáveis num telemóvel que não tenha sofrido quaisquer danos físicos. Se isto acontecer, desligue imediatamente o dispositivo e leve-o a um profissional. A bateria inchada pode explodir e não se pode reparar, apenas remover e substituir.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também