De acordo com o site SamMobile, alguns smartphones topo de gama entre 2019 e 2020 da Samsung estão a ter problemas com o indicador que mostra a duração da bateria. Nos smartphones afetados com a questão da bateria estão as famílias Galaxy S10 e S20 e as gamas Galaxy Note 10 e Note 20. Na realidade, existem dois problemas principais que afetam estes smartphones. Uma é que a bateria (e, portanto, o smartphone) desliga antes que o indicador que mede a vida útil restante da bateria chegue a 1% ou menos. O outro problema é que os dispositivos gastam entre 1% e 5% da bateria muito rapidamente.
Fantasma da bateria ataca Galaxy S10, S20 e Note 10 e 20!
No Reddit, isto já foi confirmado por vários utilizadores. Um deles que dá pelo nome Ldn_brother escreveu: “posso confirmar isto no S20 Ultra. Assim que fica abaixo dos 15%, a bateria desaparece rapidamente como por magia. Eu meio que aprendi a conviver com isto, embora não esteja bem. Nunca tive isso com o S4 ou com o S7. ”
Claro que há uma solução para isto conforme foi relatado por um utilizador. “Carregue o smartphone sempre que possível e nunca o deixe chegar a valores tão baixos”. É verdade que resulta. Também se poderia dizer, compre um powerbank. Mas quem gastou tanto dinheiro num topo de gama da Samsung não deve achar grande piada a isto.
O carregamento rápido é o culpado?
Alguns utilizadores apontam o dedo ao carregamento rápido. No entanto, é pouco provável que seja isto. É que agora descobriu-se que há outros equipamentos da Samsung com carregamento lento, também afetados por este problema. Falo em concreto do Galaxy Tab S5e que carrega apenas a 15W.
A Samsung ainda não se pronunciou acerca destes problemas de bateria. No entanto, a situação não deverá ser grave e o problema deve ser resolvido através de um update de firmware. Seja como for, tenho a certeza que a gigante coreana vai agir rapidamente para resolver este problema de bateria.