Está com problemas na bateria do Xiaomi Mi A2? Não é o único!

Se tem um Xiaomi Mi A2, temos a certeza que está satisfeito com ele. Disponibiliza uma experiência Android pura, graças ao Android One. Tem ainda uma construção premium, uma boa câmara e sobretudo um preço atrativo. No entanto a autonomia é que já não deixa todos os utilizadores, assim tão satisfeitos. É que já há vários utilizadores a queixarem-se da bateria do Xiaomi Mi A2.

Bateria do Xiaomi Mi A2: Apenas três a quatro horas de autonomia?

De facto muitos utilizadores estão a relatar alguns problemas sérios com a vida útil da bateria do Xiaomi Mi A2. Em alguns casos, só conseguem utilizar o dispositivo durante três a quatro horas, até que o smartphone volte a ter de ser carregado.

bateria do Xiaomi Mi A2

A propósito disto, alguns utilizadores já estão envoltos em testes para descobrirem a causa e a solução. No entanto isto não se está a revelar uma tarefa simples.

Um bug que coloca o processador sempre no máximo

Aparentemente, a baixa duração da bateria vem de um bug que maximiza os oito núcleos do processador do Mi A2. Mas, mesmo quando o dispositivo está praticamente em stand-by com quase nenhum processo em execução, os oito núcleos funcionam na velocidade máxima. Isto obviamente drena muito rapidamente a bateria. No entanto, não há motivo para os núcleos estarem a funcionar desta forma.

Xiaomi Mi A2

O problema pode estar no sensor de impressões digitais

Embora não se saiba ao certo como é que este bug ocorre, vários utilizadores julgam que ele está relacionado com o sensor de impressões digitais. Se utilizar a sua impressão digital para desbloquear o dispositivo, os núcleos do processador são puxados ao máximo e não são interrompidos. A única forma de fazer com que os núcleos do chipset funcionem normalmente é desativar o leitor de impressões digitais e depois reiniciar o telefone.

E até há uma solução temporária

O que é certo é que com o sensor de impressões digitais desativado, este erro não torna a aparecer. Entretanto a Xiaomi ainda não revelou nada de forma oficial acerca deste assunto.

Quem levantou a lebre acerca deste problema foi o conhecido site Android Authority. Recebeu por parte de um utilizador informações detalhadas, bem como ligações para o relatório de erros no fórum de bugs do MIUI e dois tópicos no XDA Developers.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também