Como gerir melhor a bateria do seu automóvel elétrico

Embora possa parecer difícil a verdade é que não é assim tão complicado garantir que o seu automóvel elétrico mantém sempre uma boa autonomia e a bateria nas melhores condições. De facto, tudo está relacionado com a utilização que lhe dá. Dito isto se tiver alguns cuidados vai conseguir aumentar a duração da bateria do seu veículo elétrico e garantir que tudo corre bem.

Como gerir melhor a bateria do seu automóvel elétrico

Tudo está relacionado com os ciclos da bateria.

Um dos estudos publicado aqui mostra que se consegue melhorar em quatro vezes a profundidade de descarga quando ela só é submetida a ciclos entre 80% e 30%. Isto se compararmos com uma bateria submetida a ciclos de 100% a 0%. Isto embora, no mundo real, as baterias de iões de lítio nos automóveis nunca atinjam 100% ou 0%.

Outro estudo assinalado pela RecurrentAuto também mostra que a saúde da bateria é melhorada limitando a profundidade da descarga e o estado da carga. Verificaram que, mantendo o estado de carga constante, uma profundidade de descarga entre 40-60% e 25-70% registou apenas uma redução de 12% da capacidade. Isto após o equivalente a 700 ciclos completos. No entanto, com uma profundidade de descarga de 100% para 5%, as células registaram uma redução de 20% na capacidade. Tudo com o mesmo número de ciclos equivalentes.

A conclusão é que menos é mais, desde que corresponda às suas necessidades de condução e estilo de vida.

Assim digamos que precisa de utilizar 50% da sua bateria durante um fim de semana. Aqui estão duas formas de o fazer.

Por outras palavras, em vez de utilizar 50% da bateria antes de a recarregar, pode utilizar 20% da bateria, recarregar e depois utilizar mais 30%. No exemplo acima, em vez de passar de 80% para 30%, poderia passar de 60% para 40%. Depois recarregar novamente para 60% e descarregar até 30%.

profundidade de descarga

Entretanto foi bastante bem estudado que o uso de profundidades de descarga mais baixas pode ajudar a preservar a saúde da bateria incluindo a vida útil, capacidade e potência. Ainda não se sabe exatamente como é que este trabalho de laboratório se traduz em baterias configuradas com um sistema de gestão de baterias num automóvel. Embora a ciência seja sólida, as baterias de veículos eléctricos têm muito software e hardware concebidos para proteger a saúde das células individuais da bateria.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também